Show simple item record

dc.contributor.authorCosmo, Thaís
dc.date.accessioned2017-01-23T15:48:19Z
dc.date.available2017-01-23T15:48:19Z
dc.date.issued2015-12-18
dc.identifier.citationCOSMO, Thaís. Escritas de licenciandos em matemática, quanto à docência, no contexto do PIBID. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8463.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8463
dc.description.abstractThis research, of qualitative approach, aims to analyze the writings of future Mathematics teachers about teaching while they are inserted in the context of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID). It was conducted by the following research question: How is teaching expressed in the writings of future Mathematics teachers while they are inserted in PIBID? To contextualize the research, a historical survey on teacher training in Brazil was made, and a brief PIBID history was also presented. The research relied on theoretical contributions on the importance of practice in the teacher training process and also on the issue collaborative partnership between school and University. As the focus of the research was to analyze the writings of future teachers, the instrument used for data collection was the portfolio, prepared by PIBID undergraduates. Thus, the literature on the importance of writing in the teacher training process was consulted and the concept of portfolios and their purpose in the initial training process of teachers were studied. Therefore, thirteen portfolios were selected for pre-analysis, from which six, related to three undergraduates, were analyzed through categories within four axes of analysis: (1) of personal character; (2) related to classroom; (3) related to students; and (4) related to school and/or to education. As a result, it is inferred that future teachers have a broad understanding of teaching while they are inserted in PIBID, extensively expressing teaching in their writings through the four axes of analysis, highlighting the following categories: pedagogical knowledge; experience; planning, adaptation and improvisation; socialization; contextualization; use of resources and technologies; adversities; student learning; evaluation of learning; discipline; lack of resources; and intention of education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectIniciação à docênciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInitiation to teachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleEscritas de licenciandos em matemática, quanto à docência, no contexto do PIBIDpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria do Carmo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637658562543505por
dc.description.resumoEsta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar as escritas de futuros professores de matemática, quanto à docência, enquanto inseridos no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi conduzida pela seguinte questão de pesquisa: De que modo a docência é expressa nas escritas de futuros professores de matemática, enquanto estão inseridos no PIBID? Ao contextualizar a pesquisa, fizemos um levantamento histórico da formação de professores no Brasil e apresentamos, também, um breve histórico do PIBID. Fundamentamo-nos em aportes teóricos que dizem respeito à importância da prática no processo de formação do professor e consultamos também estudos sobre a temática parceria colaborativa entre escola e universidade. Como o foco da pesquisa era analisar as escritas dos futuros professores, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o portfólio, elaborado pelos licenciandos no âmbito do PIBID. Desta forma, recorremos à literatura sobre a importância da escrita no processo de formação docente e procuramos ainda entender o que são portfólios e qual a sua finalidade no processo de formação inicial de professores. Selecionamos, portanto, treze portfólios para pré-análise, dos quais analisamos seis, referentes a três licenciandos, através de categorias inscritas em quatro eixos de análise: (1) de caráter pessoal; (2) relacionadas à sala de aula; (3) relacionadas aos alunos; e (4) relacionadas à escola e/ou à educação. Como resultado, podemos inferir que os futuros professores apresentam uma ampla compreensão sobre o trabalho docente quando inseridos no PIBID, expressando a docência extensivamente em suas escritas por meio dos quatro eixos de análise, com destaque às seguintes categorias: conhecimentos pedagógicos; experiência; planejamento, adaptação e improvisação; socialização; contextualização; uso de materiais e tecnologias; adversidades; aprendizagem dos alunos; avaliação da aprendizagem; disciplina; falta de recursos; e intenção da educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1470320052633547por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record