Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSouza, Carlos Eduardo de
dc.date.accessioned2017-02-07T15:21:06Z
dc.date.available2017-02-07T15:21:06Z
dc.date.issued2016-08-30
dc.identifier.citationSOUZA, Carlos Eduardo de. Mitos e possibilidades do ensino de música no contexto escolar : uma análise crítica à luz da teoria histórico-cultural. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8476.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8476
dc.description.abstractThe present work discusses the theme of music teaching in the school context, Under the light of the Cultural-Historical Theory elaborated by Vigotsky. The objective of the research was to understand the scope of musical education in human development, taking into account the assumptions of the Historical-Cultural Theory. Music is discussed as the exclusive product of human activity. The development of musical creations accompany the transformations that arise in society and are closely related to them. In order for us to understand music as a cultural manifestation, we must consider the material and historical conditions in which it was constructed, as well as, the meaning it assumes in the different places in which it is produced. The presence of music in the school context is presented and discussed from the literature of Music Education and is justified in this space by adding to the student the specific knowledge of this area. In this way, when learning music the student is led to understand the relation between the sounds and the cultural meanings set in them. In the methodology are presented the theoretical assumptions of Marx's historical and dialectical materialism, as well as, the methodological procedures that characterize the study as theoretical. The discussion of the sources found present the social nature of human talent and the possibilities of every human being to develop them, seeking to overcome conceptions that naturalize this capacity. Also discussed are the possibilities of developing the processes of imagination and creation through musical activities, indicating the importance of mediation of teaching activity in the formation of these psychic functions in students. And finally, the possibilities of psychic transformation that music learning can generate in human beings are presented, taking into account, especially, the specific abilities that can be developed through this practice, such as auditory and aesthetic perception.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectFunções psíquicas superiorespor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectAtividade docentepor
dc.subjectHistorical-cultural Theory
dc.subjectSuperior psychic functions
dc.subjectMusical education
dc.subjectTeaching activity
dc.titleMitos e possibilidades do ensino de música no contexto escolar : uma análise crítica à luz da teoria histórico-culturalpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Maria Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338726751746542por
dc.description.resumoO presente trabalho discute a temática do ensino de música no contexto escolar, sob à luz da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Vigotsky. O objetivo da pesquisa foi compreender o alcance do ensino musical no que diz respeito ao desenvolvimento humano, levando em consideração os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. A música é discutida como produto exclusivo da atividade humana. O desenvolvimento das criações musicais acompanham as transformações que surgem na sociedade e possuem íntima relação com elas. Para que possamos compreender a música como uma manifestação cultural, temos que considerar as condições materiais e históricas nas quais ela foi elaborada, bem como, o significado que ela assume nos diferentes locais em que é produzida. A presença da música no contexto escolar é apresentada e discutida a partir da literatura da Educação Musical e justifica-se neste espaço por agregar ao aluno os conhecimentos específicos desta área. Dessa forma, ao aprender música a aluno é levado a compreender a relação entre os sons e os significados culturais neles fixados. Na metodologia são apresentados os pressupostos teóricos do materialismo histórico e dialético de Marx, bem como, os procedimentos metodológicos que caracterizam o estudo como de cunho teórico. A discussão das fontes encontradas apresentam a natureza social do talento humano e as possibilidades de todo ser humano de desenvolvê-las, buscando a superação de concepções que naturalizam essa capacidade. Também são discutidas as possibilidades de desenvolvimento dos processos de imaginação e criação por meio das atividades musicais, indicando a importância da mediação da atividade docente na formação dessas funções psíquicas nos alunos. E, por último, são apresentadas as possibilidades de transformação psíquica que a aprendizagem musical pode gerar nos seres humanos, levando em consideração, principalmente, as habilidades específicas que podem ser desenvolvidas por meio dessa prática, como a percepção auditiva e estética.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0180561132480429por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem