Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Julia Yoko Tachikawa de
dc.date.accessioned2017-02-07T15:21:18Z
dc.date.available2017-02-07T15:21:18Z
dc.date.issued2016-09-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Julia Yoko Tachikawa de. Trajetórias e caminhos : uma cartografia dos bebês. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8477.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8477
dc.description.abstractThis research aimed to trace the movements of the babies through the cartography, considering them protagonists of the traces. Aiming to promote a discussion about the research methodology for studies of babies in their specificities on the spaces they occupy, the work mapped the babies movements and actions daily in a public space, in a collective context of experiences, in an institution of early child education and care. The methodology of research was qualitative approach in the ethnographic type with participant observation, capture of images and records, this documentation and diaries was transcribed in maps accompanied by subtitles and descriptions of scenes. The theoretical framework was based on the Sociology of Childhood, with William Corsaro, with the model of the global web and a cultural routines, and in Fernand Deligny, for a cartography, whose practices of maps were revealed as a form of transcription of the "voices", movements, affections, encounters and not the explanation of the origin or nature of movements or other forms of interpretations about behaviors and standardized actions. The research uses a language for the possibility of indicate some paths and tracks to enlarge our understanding of the " babies world " and looked for knowledge in how works can be as starting points babies participation as sources and informants, to be constitute in a research with babies, not just about babies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEstudo dos Bebêspor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectSociologia da Infânciapor
dc.subjectStudy of Babieseng
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectSociology of Childhoodeng
dc.titleTrajetórias e caminhos : uma cartografia dos bebêspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Abramowicz, Anete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502752385941894por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo traçar os movimentos dos bebês por meio da cartografia, considerando-os protagonistas dos traçados. Visando a promover uma discussão acerca desta metodologia de pesquisa para estudos dos bebês em suas especificidades através dos espaços que ocupam, o trabalho mapeou os movimentos e ações dos bebês no cotidiano de um espaço público, em contexto coletivo de vivências, em uma instituição de Educação Infantil. A metodologia de abordagem qualitativa foi a de observação participante do tipo etnográfica, com captação de imagens, realização de registros, documentações e diários transcritos em mapas acompanhados de legendas e descrições de cenas. O referencial teórico fundamentou-se na Sociologia da Infância, com William Corsaro, destacando o modelo da teia global e as rotinas culturais, e em Fernand Deligny, para a cartografia, cujas práticas de mapas se revelavam como uma forma de transcrição das “vozes”, dos movimentos, dos afetos, encontros e não de explicação da origem ou natureza dos movimentos ou outras formas de interpretações sobre comportamentos e ações normatizadas. A pesquisa utiliza uma linguagem que possibilita indicar alguns caminhos e pistas para ampliar a nossa compreensão sobre o “mundo dos bebês” e buscou conhecimentos em como trabalhos podem ter como ponto de partida a participação dos bebês como fontes e informantes, de forma a constituir-se em uma pesquisa com bebês, e não apenas sobre bebês.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5130233558284874por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples