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A apropriação do conceito numérico no 1º ano do ensino fundamental : um estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural
dc.contributor.author | Guillen, Juliane Dias | |
dc.date.accessioned | 2017-02-07T15:21:35Z | |
dc.date.available | 2017-02-07T15:21:35Z | |
dc.date.issued | 2016-11-17 | |
dc.identifier.citation | GUILLEN, Juliane Dias. A apropriação do conceito numérico no 1º ano do ensino fundamental : um estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8479. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8479 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents the master’s research developed at the Professional Graduate Program in Education of the Federal University of São Carlos, guided by the following question: how do students of the 1st grade of Elementary School take in the numerical concept while experiencing teaching activities? The objectives of this research were to identify how children from a class of the 1st grade of Elementary School take in the numerical concept, and to discuss it through the data obtained according to the cultural-historical activity theory. The methodology was based on a qualitative perspective, specifically on a case study of a class of six-year-old students from a municipal school in the state of São Paulo. Three teaching activities with an abacus were developed based on the cultural-historical perspective. Analysis was based on an interpretative view of the demonstrations expressed by the students during the development of the activities, transcribed through filming. The results show that during the realization of the situations triggering learning it was possible to perceive that the students appropriated the numerical concept. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Atividade Orientadora de Ensino | por |
dc.subject | Conceito Numérico | por |
dc.subject | Ábaco | por |
dc.subject | Guiding Teaching Activity | por |
dc.subject | Numerical Concept | por |
dc.subject | Abacus | por |
dc.title | A apropriação do conceito numérico no 1º ano do ensino fundamental : um estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Tedeschi, Wania | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5743322664981581 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Faria, Paulo Cézar de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3630521378837174 | |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta a pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós- Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal de São Carlos, norteada pela seguinte pergunta: como alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se apropriam do conceito numérico enquanto vivenciam atividades de ensino? Os objetivos desta pesquisa foram identificar como ocorre a apropriação do conceito numérico pelas crianças de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental e discutir esta apropriação por meio dos dados obtidos, à luz da teoria histórico-cultural. A metodologia fundamentou-se em uma perspectiva qualitativa, mais especificamente em um estudo de caso de uma turma de alunos de seis anos de idade, em uma sala de aula de uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo. Foram desenvolvidas três atividades de ensino com ábaco na perspectiva histórico-cultural. A análise se baseou em uma visão interpretativa das manifestações expressas pelos alunos durante o desenvolvimento das atividades, transcritas através das filmagens. Os resultados nos mostram que, durante a realização das situações desencadeadoras de aprendizagem foi possível perceber que os alunos se apropriaram do conceito numérico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1410181566951705 | por |