Show simple item record

dc.contributor.authorNogueira, Hellen Ovando da Camara
dc.date.accessioned2017-04-17T20:32:33Z
dc.date.available2017-04-17T20:32:33Z
dc.date.issued2016-03-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8619
dc.description.abstractIn this dissertation we propose the study of the many associations conducted by the YouTube channel named Porta dos Fundos while it articulates various media formats and promotes the hybridization between serialized narrative and Brazilian traditional television humoristic shows with the intention of creating new practices, experiences and meanings of consumption, focusing on the web as its main media. Since the narrative ways proposed by Porta dos Fundos are part of an established social, cultural and political ecosystem, this research aims to investigate how that narrative acts together with this ecosystem by means of the thematic behind the sketches. To achieve this objective, we analyze the elements composing: I) the media used to exhibit the narrative (Internet); II) the aesthetics and structural components of the television makeup used while making audiovisual products to the Internet; III) the relationship between those texts and the contemporary context. Therefore, we understand Porta dos Fundos as an audiovisual piece immersed in the spirit of its time, with this research seeking to single out the many clues provided by its text that can help to grasp the social and historical environment that coexists with the narrative.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.subjectNarrativas humorísticaspor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectWebeng
dc.subjectCultural studieseng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectHumorous narrativeseng
dc.subjectTelevisioneng
dc.titleA narrativa web como espaço de encontros entre mídias, cultura e sociedadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Monzani, Josette Maria Alves de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470por
dc.description.resumoEsta dissertação propõe o estudo das associações realizadas pelo canal do YouTube, Porta dos Fundos, ao articular os suportes midiáticos e promover a hibridização dos formatos narrativos de ficcionais seriados e dos programas tradicionais de humor da televisão brasileira, a fim de propiciar a produção de novas práticas, experiências e significados de consumo, tendo a web como mídia principal. A pesquisa, por entender que as narrativas propostas pelo Porta dos Fundos estão inseridas em circunstâncias sociais, culturais e políticas, procura investigar seus diálogos com estas por meio dos tratamentos das temáticas dos esquetes. Neste sentido, foram analisados os elementos que constituem: I) o suporte midiático de exibição das narrativas (Internet); II) as configurações estéticas e estruturais da linguagem televisiva que são utilizadas na feitura do audiovisual de Internet; III) as relações dos textos com seu contexto contemporâneo. Compreende-se o Porta dos Fundos como uma obra imersa no espírito de sua época. Este trabalho procura, portanto, individualizar as pistas oferecidas pelos textos do canal, que auxiliam na compreensão do momento social e histórico coexistente às narrativas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/03189-0por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2066311922958455por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record