Mostrar el registro sencillo del ítem
A educação integrada e a profissionalização no ensino médio
dc.contributor.author | Dias, Vagno Emygdio Machado | |
dc.date.accessioned | 2017-05-02T13:31:31Z | |
dc.date.available | 2017-05-02T13:31:31Z | |
dc.date.issued | 2015-05-22 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Vagno Emygdio Machado. A educação integrada e a profissionalização no ensino médio. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8696. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8696 | |
dc.description.abstract | The objective of this thesis is to analyze the Integrated Education, generic name of Professional and Technical Education in middle level combined with a secondary school in integrated mode, under the Law of Directives and Bases of National Education (LDB 9.394/1996) updated through Decree 5.154/2004. We sought to understand what is the integrated education: definition, characteristics, social and political purposes, theoretical-methodological referential and pedagogic-didactic fundamentals. The methodological proceedings was marked: on one hand, by theoretical analysis of the education and of the socialist pedagogy in the thought of Karl Marx, Vladimir Lenin, Nadezhda Krupskaya, Anatoli Lunacharsky and Antonio Gramsci, specifically on the concepts of technology education, polytechnic education and unitary school. On the other by a theoretical and documentary analysis of the legislation, other official documents and literature on the national education and the recent reforms of education, secondary school and integrated education. The study concluded that in the meanders of the integrated education this underlying a broader process of expanding the spirit of professionalization to practically all the Brazilian education system, especially for secondary school. The reform of secondary school, it happened in parallel and conditioned a professionalizing reform. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação integrada e ensino profissional | por |
dc.subject | Reforma do ensino médio e profissionalizante | por |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | por |
dc.subject | Educação profissional técnica de nível médio | por |
dc.subject | Integrated education and professional education | eng |
dc.subject | Reform of secondary and professional education | eng |
dc.subject | Professional and technological education | eng |
dc.subject | Secondary technical professional education | eng |
dc.title | A educação integrada e a profissionalização no ensino médio | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Nosella, Paolo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7159165045266256 | por |
dc.description.resumo | A tese tem por objetivo analisar a Educação Integrada, denominação genérica de Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada com o Ensino Médio na modalidade Integrada, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/1996, atualizada pelo Decreto no 5.154/2004. Procurou-se compreender o que é a educação integrada: definição, características, finalidades sociais e políticas, referencial teórico-metodológico e fundamentos pedagógico-didáticos. O procedimento metodológico pautou-se: de um lado, por uma análise teórica da educação e da pedagogia socialista no pensamento de Karl Marx, Vladimir Lênin, Nadejda Krupskaya, Anatoli Lunatcharski e Antonio Gramsci, especificamente sobre os conceitos de educação tecnológica, ensino politécnico e escola unitária; de outro, por uma análise teórico-documental da legislação, demais documentos oficiais e pela literatura referente à educação nacional e às reformas recentes da educação profissional, do ensino médio e da educação integrada. O estudo concluiu que nos meandros da educação integrada está subjacente um processo mais amplo de expansão do espírito da profissionalização para praticamente todo o sistema educativo brasileiro, especialmente para o ensino médio. A reforma do ensino médio, ocorreu paralelamente e condicionada pela reforma profissionalizante. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1362568409116110 | por |