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dc.contributor.authorGomes, Janice Raquel Sança
dc.date.accessioned2017-05-03T12:00:21Z
dc.date.available2017-05-03T12:00:21Z
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8702
dc.description.abstractThe Cape Verdean education since independence has undergone several changes in order to increase access to education and provide teachers with specific training. Reforms and educational policies in Cape Verde in turn have demanded increasingly higher teacher qualifications and highlighted their role in improving the quality of education. In this sense, in 2010, the Decree Legislative n.2 / 2010, increased teacher training for basic education in superior level. Therefore, the research sought to understand the implications of universitarization process in the formation of Cape Verdean teachers of basic education (mostly with a single mid-level training), after attending an undergraduate complement course at University Institute Education. As a research methodology was adopted a qualitative approach of the analytical-descriptive and interpretative-critical, based on the analysis of semi-structured interviews with the studentes and the coordinators. Their research shows the emphasis of technical rationality; in teacher training; the discontinuity of educational policies regarding the training of teachers and consequently in education; the notion of competence in the training of teachers related the demands of the labor market and a flexible professional. On the other hand, we found that teacher training is a continuous process, composed of various elements in addition to formal courses; It is not as easy demarcation of functions of initial and continuing education, and the course played a dual purpose as an initial training course, with continued training function. In addition, the University Institute of Education, although it does not represent the full motion universitarization, presents elements that show that this phenomenon is in full development.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectUniversitarizaçãopor
dc.subjectInstituto Universitário de Educaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação em Cabo Verdepor
dc.subjectUniversitarizationeng
dc.subjectUniversity Institute Educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEducation in Cape Verdeeng
dc.titleO Instituto Universitário de Educação de Cabo Verde e os desafios da universitarização para a formação de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Manoel Nelito Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486910967478337por
dc.description.resumoA educação cabo-verdiana, desde a independência do país, passou por várias mudanças no sentido de ampliar o acesso à Educação e fornecer aos professores uma formação específica. As reformas e as políticas educacionais em Cabo Verde, por sua vez, têm exigido, cada vez mais, uma maior qualificação dos professores e realçado o papel desses na melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, em 2010, o Decreto- -Legislativo nº 2/2010 elevou a formação de professores para o Ensino Básico em nível superior. Por conseguinte, a pesquisa buscou compreender as repercussões do processo de universitarização na formação de professores cabo-verdianos do Ensino Básico (em sua maioria com uma única formação de nível médio), após a frequência de um curso de complemento de licenciatura no Instituto Universitário de Educação. Como metodologia de pesquisa, foi adotada a abordagem qualitativa do tipo analítico- -descritivo e interpretativo-crítico, tendo por base a análise de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos que frequentaram cursos de complemento de licenciatura no Instituto Universitário de Educação e professoras/coordenadoras dos respectivos cursos. A pesquisa comprovou a ênfase da racionalidade técnica na formação de professores; a descontinuidade das políticas educacionais e seus desdobramentos no tocante à formação de professores e, consequentemente, na Educação e, ainda, a noção de competência na formação de professores relacionada às demandas do mercado de trabalho e de um profissional flexível. Por outro lado, constatamos que a formação de professores é um processo contínuo, composto de vários elementos além de cursos formalizados, não sendo tão fácil delimitar as funções de formação inicial e continuada, tendo o curso investigado desempenhado um duplo objetivo como um curso de formação inicial e com função de formação continuada. O Instituto Universitário de Educação, embora não represente o movimento completo de universitarização, apresenta elementos que mostram que esse fenômeno está em pleno desenvolvimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4356194007633256por


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