Mostrar el registro sencillo del ítem
O trabalho como princípio educativo : uma análise do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas escolas públicas de Sorocaba-SP
dc.contributor.author | Dias, Camila Mantovani | |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T19:51:22Z | |
dc.date.available | 2017-05-10T19:51:22Z | |
dc.date.issued | 2016-05-30 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Camila Mantovani. O trabalho como princípio educativo : uma análise do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas escolas públicas de Sorocaba-SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8735. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8735 | |
dc.description.abstract | This dissertation is as study on the Ensino Médio Inovador Program (ProEMI), created by the Federal government by ordinance n.º 971, from October 9, 2009. The aim is to debate if this educational policy strengths the early professional development of young students who attend the regular public high schools. Work here is understood as an educational principle, and this study try to investigate the ProEMI in face of the historical and social necessity involved in currently high school education and in the whole youth formation nowadays. The first part focus on the Marxist theoretical and methodological references regarding to the fields of work and education, specially the contribution of the Italian communist Antonio Gramscie. The second part presents a bibliographic review of the history of the high school in Brazil. The objective is to understand how education was structured, its identity and how high school education posited itself in face of the social conflicts and the demands for education and training in the productive world. The second chapter also analyzes the legislation related to the ProEMI, mainly focusing on the first decade of the 21st Century. At the end of this study, the last and final chapter presents a field research at Sorocaba School Board (SP). Three public schools were selected by the grades obtained in the IDESP (Educational Development Index of the State of São Paulo). The research techniques employed were questionnaire and interviews with the school management body and students in the 12th-grade where ProEMI takes place. This study intend to contribute to the unveiling of the public policies for high schools, relating to the necessities involved in this stage of youth training and formation, based on principles of Brazilian theorists in Education, who keep alive the spark of a school for all and of high-quality. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Education policy | eng |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Youth | eng |
dc.title | O trabalho como princípio educativo : uma análise do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas escolas públicas de Sorocaba-SP | por |
dc.title.alternative | Work as an educational principle : an analyzis of the Ensino Médio Inovador Program (ProEMI) at the state schools of Sorocaba | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira Junior, Amarilio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0748545841167046 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação consiste em um estudo sobre o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), instituído pelo governo federal por meio da Portaria nº 971, de 09 de outubro de 2009, problematizando se esta política educacional influencia no fortalecimento da profissionalização precoce dos jovens que frequentam o ensino médio público regular. Sob a ótica que considera o trabalho enquanto um princípio educativo, buscou-se investigar o ProEMI diante das necessidades históricas e sociais que envolvem o ensino médio e a formação plena da juventude nos dias de hoje. Na primeira parte da pesquisa, foi realizado um estudo sobre os referenciais teórico-metodológicos concernentes à área do trabalho e da educação, fundamentando as reflexões sobre o campo educativo na perspectiva do marxismo, e em especial, nas contribuições do comunista italiano Antonio Gramsci. Na segunda parte, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre a história do ensino médio no Brasil, de forma a compreender como ele se estruturou ao longo desse processo, qual a sua identidade e como ele se estabeleceu diante dos conflitos e demandas sociais por educação e formação para o mundo produtivo. Ainda no segundo capítulo, buscou-se analisar e debater a legislação relacionada ao ProEMI, concentrada, sobretudo, na primeira década do século XXI. Ao fim desse processo, tem-se no terceiro e último capítulo, a realização da pesquisa de campo na Diretoria de Ensino da cidade de Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. Foram selecionadas três escolas públicas, por meio das notas produzidas pelo IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), e realizadas técnicas de pesquisa como: aplicação de questionários e realização de entrevistas ao corpo gestor das escolas públicas adeptas ao ProEMI, e realização de entrevistas com estudantes do terceiro ano do ensino médio das unidades selecionadas. Por meio deste trabalho, pretende-se contribuir no desvelamento das políticas educacionais direcionadas ao ensino médio na atualidade, dialogando com as necessidades que envolvem essa etapa do processo de escolarização e de formação da juventude, baseando-nos para a análise, nos princípios e fundamentos educacionais elaborados pelos teóricos da educação no Brasil que, com excelência e primazia, mantém viva essa centelha por uma escola e um ensino universais e de qualidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4170767206090346 | por |