Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFerreira, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva
dc.date.accessioned2017-05-11T18:19:28Z
dc.date.available2017-05-11T18:19:28Z
dc.date.issued2016-08-29
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva. Sistemas de gestão de aprendizagem e o professor no século XXI : uma análise discursiva dos efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação do imaginário docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8738.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8738
dc.description.abstractThe main purpose of this study is to analyze, by using Discursive Sequences, the paradox established during the construction of the teacher’s image in the twenty-first century. The corpus of this research consists of two Learning Management Systems (LMS) - Schoology and Edmodo - and official documents such as Leis de Diretrizes e Bases. French Discourse Analysis will be used as theory and method, in which authors as Pêcheux (1995, 2008) and Orlandi (2004, 2009, 2014) define concepts such as paraphrasing and metaphor for construction and maintenance of discourse. These concepts, related to Dominique Julia’s theory (2000), evoke the discursive memory and its effects on the development of the teacher’s image due to technological changes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)por
dc.subjectSistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA)por
dc.subjectFrench discourse analysiseng
dc.subjectDigital Communication and Information Technologies (DICT)eng
dc.subjectLearning Management Systems (LMS)eng
dc.titleSistemas de gestão de aprendizagem e o professor no século XXI : uma análise discursiva dos efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação do imaginário docentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abreu, Ana Silvia Couto de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7461517670259813por
dc.description.resumoEste estudo analisa, utilizando Sequências Discursivas (SD), o paradoxo que se apresenta na construção da imagem do docente no século XXI. O corpus dessa pesquisa é formado por dois Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) – Schoology e Edmodo – e documentos oficiais, como as Leis de Diretrizes e Bases. A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso Francesa, na qual autores como Pêcheux (1995, 2008) e Orlandi (2004, 2009, 2014) definem conceitos como paráfrase e metáfora para construção e manutenção do discurso. Esses conceitos, ao serem associados à fala do historiador Dominique Julia (2000), no âmbito histórico evocam a memória discursiva e seus efeitos produzidos na elaboração do imaginário docente diante das mudanças tecnológicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0322712366911621por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem