dc.contributor.author | Ferreira, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-05-11T18:19:28Z | |
dc.date.available | 2017-05-11T18:19:28Z | |
dc.date.issued | 2016-08-29 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva. Sistemas de gestão de aprendizagem e o professor no século XXI : uma análise discursiva dos efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação do imaginário docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8738. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8738 | |
dc.description.abstract | The main purpose of this study is to analyze, by using Discursive Sequences, the
paradox established during the construction of the teacher’s image in the twenty-first
century. The corpus of this research consists of two Learning Management Systems
(LMS) - Schoology and Edmodo - and official documents such as Leis de Diretrizes e
Bases. French Discourse Analysis will be used as theory and method, in which
authors as Pêcheux (1995, 2008) and Orlandi (2004, 2009, 2014) define concepts such
as paraphrasing and metaphor for construction and maintenance of discourse. These
concepts, related to Dominique Julia’s theory (2000), evoke the discursive memory
and its effects on the development of the teacher’s image due to technological
changes. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Análise do discurso | por |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) | por |
dc.subject | Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) | por |
dc.subject | French discourse analysis | eng |
dc.subject | Digital Communication and Information Technologies (DICT) | eng |
dc.subject | Learning Management Systems (LMS) | eng |
dc.title | Sistemas de gestão de aprendizagem e o professor no século XXI : uma análise discursiva dos efeitos das tecnologias digitais de informação e comunicação na formação do imaginário docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Abreu, Ana Silvia Couto de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7461517670259813 | por |
dc.description.resumo | Este estudo analisa, utilizando Sequências Discursivas (SD), o paradoxo que se
apresenta na construção da imagem do docente no século XXI. O corpus dessa
pesquisa é formado por dois Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) –
Schoology e Edmodo – e documentos oficiais, como as Leis de Diretrizes e Bases.
A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso Francesa, na qual autores como
Pêcheux (1995, 2008) e Orlandi (2004, 2009, 2014) definem conceitos como
paráfrase e metáfora para construção e manutenção do discurso. Esses conceitos, ao
serem associados à fala do historiador Dominique Julia (2000), no âmbito histórico
evocam a memória discursiva e seus efeitos produzidos na elaboração do imaginário
docente diante das mudanças tecnológicas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0322712366911621 | por |