Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorNegri, Licia Bonsi
dc.date.accessioned2017-06-27T13:56:49Z
dc.date.available2017-06-27T13:56:49Z
dc.date.issued2017-02-17
dc.identifier.citationNEGRI, Licia Bonsi. Coleções didáticas do PNLD Campo 2016 : um discurso em análise. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8874.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8874
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es presentarnos los discursos que circulan sobre el campo, através de las colecciones didácticas del Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Campo 2016, enfocando la educación del campo, destinados a las escuelas del 1.° hasta 5.° año. Como base teórica y metodológica analizaremos una perspectiva de Análisis del Discurso, teniendo como categorías centrales, metáforas centrales, parafraseando, polisemia, la memoria discursiva, el silencio, condiciones de producción. Lo que buscamos entender, como objectivo general, cómo es el enfoque de las imágen es expuestas en estas colecciones sobre las diversas possibilidades del campo (ribeirinhos, caiçaras, pescadores artesanais, etc) y enqué medida estos recursos educativos, tales como, libros didácticos, reflejanlos objetivos del PNLD Campo 2016. Para alcanzarmos este objetivo, utilizamos los seguinte archivos: el Edital de convocação do PNLD Campo 2016, Guia PNLD Campo 2016 y dos colecciones didácticas, la coleccíon de Campo aberto y Novo girassol - saberes e fazeres do campo, ambas seriadas interdisciplinarias y las únicas aprobadas en PNLD Campo 2016, los cuales no son considerados libros regionales. Sabemos que el archivo es siempre abierto; de esta manera, los documentos mencionados anteriormente constituyen nuestro corpus inicial. Como objetivo específico, buscamos comprender las concepciones subyacentesa los enfoques presentados en los materiais ofrecidos al os estudiantes a partir de las imagenes y temas propuestos enesas coleciones, a fin de comprenderlos sentidos que circulan acerca del campo. Entendemos que las análisis de un solo recurso de educación no si pasa independente de sus condiciones de produción; enese sentido, la relevancia de nos centrarnos, también, en los documentos que establecen directrices para una política pública en la escuela del campo.spa
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopor
dc.titleColeções didáticas do PNLD Campo 2016 : um discurso em análisepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abreu, Ana Silvia Couto de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7461517670259813por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é o de apresentarmos os discursos que circulam acerca do campo, por meio das coleções didáticas do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD Campo 2016, voltadas para a educação do campo, destinadas às escolas de 1.° ao 5.° ano. Como fundamentação teórico-metodológica, trabalhamos na perspectiva da Análise de Discurso, tendo como centrais as categorias metáfora, paráfrase, polissemia, memória discursiva, silêncio, condições de produção. Buscamos compreender, como objetivo geral, como se dá a abordagem das imagens dispostas nessas coleções diante das várias possibilidades do campo (ribeirinhos, caiçaras, pescadores artesanais etc.) e em que medida esses recursos educacionais, como os livros didáticos, refletem os objetivos do PNLD Campo 2016. Para tanto, utilizamos os seguintes arquivos: o Edital de convocação do PNLD Campo 2016; o Guia PNLD Campo 2016; e duas coleções didáticas (Campo aberto e Novo girassol - saberes e fazeres do campo), ambas seriadas, interdisciplinares e as únicas aprovadas no PNLD Campo 2016, que não são consideradas livros regionais. Considerando que o arquivo é sempre aberto, assim, destacamos que os documentos acima indicados compõem nosso corpus inicial. Como objetivo específico, buscamos compreender as concepções subjacentes às abordagens apresentadas nos materiais oferecidos aos estudantes a partir das imagens e temas propostos nesses materiais, a fim de compreendermos os sentidos que circulam acerca do campo. Entendemos que a análise de um recurso educacional não se dá independente de suas condições de produção. Nesse sentido, a relevância de focarmos também os documentos que estabelecem diretrizes para uma política pública na escola do campo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem