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dc.contributor.authorPreto, Mariany Cristina Fardin
dc.date.accessioned2018-01-22T18:36:50Z
dc.date.available2018-01-22T18:36:50Z
dc.date.issued2017-07-25
dc.identifier.citationPRETO, Mariany Cristina Fardin. Condições materiais no atendimento escolar à educação infantil no campo : região de Bragança Paulista/SP (2007 a 2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9264.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9264
dc.description.abstractThe purpose of this study is to describe the current conditions of the school support system that Brazilian Countryside Early Childhood Education students are provided with. This study was conducted at schools in the state of São Paulo, Brazil, in a period between 2007 and 2015. The study analyzed data samples of eight cities within the Regional Board of Education in the Bragança Paulista area. The data samples were collected in a micro-data database from Scholar Census. The eight cities within the Regional Board of Education in the Bragança Paulista area presented the highest school enrollment rates in the state of São Paulo. This study initially presents considerations about Brazilian Early Childhood Education and Countryside Education histories to contextualize the study and set the study’s goal. The study shifts focus to how Brazilian legislation assures the Countryside Early Childhood Education, verifies how the legislation prescribes the students’ rights and understands the influence of International Organizations in drawing up these documents. Lastly, the study analyzed the scholar micro-data in the proposed period, where it was assumed that there were improvements in the Early Childhood Education in the studied area. However many of the schools still lacked fundamental infrastructure conditions, physical resources and electronic devices. In conclusion, the study indicates the importance of educational policies that benefit countryside citizens and the Countryside Early Childhood Education as well as public educational funding to enable better quality regarding the Early Childhood Education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectBragança Paulista (SP)por
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectCountryside educationeng
dc.subjectCountryside schooleng
dc.subjectRural schoolseng
dc.titleCondições materiais no atendimento escolar à educação infantil no campo : região de Bragança Paulista/SP (2007 a 2015)por
dc.title.alternativeMaterial conditions of the early childhood scholar attendance at the contrydise: Bragança Paulista Area / SP (2007 a 2015)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bezerra, Maria Cristina dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1095065753077001por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo caracterizar as atuais condições do atendimento escolar às crianças da Educação Infantil no Campo da Diretoria de Ensino da Região de Bragança Paulista/SP no período de 2007 a 2015. A região selecionada se localiza próxima a cidades industriais, como São Paulo e Campinas, e engloba os oito municípios que mais apresentaram matrículas na Educação Infantil no estado. A coleta dos dados ocorreu por meio da análise dos Microdados do Censo Escolar - dados unitários do Censo Escolar, que trazem informações sobre as questões estruturarais e recursos físicos das escolas bransileiras. A pesquisa, inicialmente, traz considerações sobre a história da Educação Infantil e Educação do Campo no Brasil, permitindo-nos entender e contextualizar nosso objeto de estudo. Posteriormente, buscamos compreender o que diz a legislação em relação à Educação Infantil no Campo e verificar de que forma elas prescrevem os direitos dessas crianças, compreendendo a influência das organizações internacionais na elaboração desses documentos. Finalmente, chegamos a análise dos microdados escolares do período proposto, nos quais se observou que houve avanços na Educação Infantil nessa região, mas que ainda há muitas escolas que carecem de condições básicas estruturais, de recursos físicos e equipamentos tecnológicos. Dessa forma, apontamos a importância de políticas educacionais que beneficiem a educação dos moradores do campo e a Educação Infantil, como financiamentos que permitam o investimento nas escolas e possibilitem maior qualidade na oferta deste nível de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1601006por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5205258480329038por


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