dc.contributor.author | Silva, Camila Perez | |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T12:06:20Z | |
dc.date.available | 2018-01-24T12:06:20Z | |
dc.date.issued | 2017-12-06 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Perez. O programa Acessa Escola e as influências da Indústria Cultural em tempos da cultura digital. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9277. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9277 | |
dc.description.abstract | Public initiatives in the field of technological education in Brazil aim to minimize the problems related to digital exclusion through the mass distribution of computers to schools and the construction of collective internet access centers. Such initiatives, aimed at digital inclusion, are often advertised as synonymous with social inclusion policies. In order to problematize this reality, the present work investigated, in the light of the Critical Theory, the contradictions observed in the process of implementation of the program conceived by the State Department of Education of São Paulo called Acessa Escola, considered one of the most comprehensive policies of digital inclusion from the country. The analysis has shown that the numerous obstacles to ICT use in schools, such as low connectivity, the constant need for equipment maintenance and the lack of training courses for teachers, lead to the underutilization of the technological apparatus, contributing to disseminate the semiformation in the teaching units. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso restrito | por |
dc.subject | Indústria cultural | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | TIC | por |
dc.subject | Acessa Escola | por |
dc.subject | Cultural industry | eng |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.subject | ICT | eng |
dc.title | O programa Acessa Escola e as influências da Indústria Cultural em tempos da cultura digital | por |
dc.title.alternative | The Access to School program and the influences of the Cultural Industry in times of digital culture | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Zuin, Antônio Álvaro Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5543562307373287 | por |
dc.description.resumo | As iniciativas públicas no campo da educação tecnológica no Brasil, visam minimizar os problemas relacionados à exclusão digital, através da distribuição em massa de computadores para as escolas e a construção de centros coletivos de acesso à internet. Tais iniciativas, voltadas para a inclusão digital, são frequentemente anunciadas como sinônimo de políticas de inclusão social. A fim de problematizar esta realidade, o presente trabalho investigou, à luz da Teoria Crítica, as contradições observadas no processo de implementação do programa idealizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo denominado Acessa Escola, considerado uma das mais abrangentes políticas de inclusão digital do país. A análise demonstrou, que os inúmeros entraves que envolvem a utilização das TIC nas escolas, como a baixa conectividade, a necessidade constante de manutenção dos equipamentos e a ausência de cursos de formação para os professores, provocam a subutilização do aparato tecnológico, contribuindo para disseminar a semiformação nas unidades de ensino. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | 18 meses após a data da defesa | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0169459180378881 | por |