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Educação escolar do povo indígena Balatiponé-Umutina : compreendendo processos educativos da escola Julá Paré
dc.contributor.author | Corezomaé, Lennon Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T18:42:25Z | |
dc.date.available | 2018-01-25T18:42:25Z | |
dc.date.issued | 2017-02-22 | |
dc.identifier.citation | COREZOMAÉ, Lennon Ferreira. Educação escolar do povo indígena Balatiponé-Umutina : compreendendo processos educativos da escola Julá Paré. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9306. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9306 | |
dc.description.abstract | No summary | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Educação escolar indígena | por |
dc.subject | Povo Balatiponé-Umutina | por |
dc.title | Educação escolar do povo indígena Balatiponé-Umutina : compreendendo processos educativos da escola Julá Paré | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves Junior, Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1324174147128430 | por |
dc.description.resumo | A dissertação de mestrado intitulada “Educação escolar do povo indígena Balatiponé-Umutina: Compreendendo processos educativos da escola Julá Paré” emergiu das minhas experiências enquanto indígena do povo Balatiponé-Umutina que estudou nas escolas da cidade e também na escola da aldeia Umutina, assim tive a percepção por meio de empirismo de distintas Práticas Sociais. Na escola pública não-indígena houve desrespeito, desvalorização e invisibilidade para com as culturas indígenas, ou seja, o contrário do que presenciei dentro da Escola de Educação Indígena Julá Paré. O objetivo central deste estudo é o de compreender a partir da perspectiva do povo Balatiponé-Umutina os processos educativos entre educandos e educadores da Escola de Educação Indígena Julá Paré, com foco na questão de pesquisa: Que processos educativos são próprios da Escola de Educação Indígena Julá Paré? Para desvelar o objetivo da pesquisa e responder a interrogação posta, nossa metodologia tem como base a História Oral, pois a mesma permite que minorias culturais e discriminadas, tais como indígenas, homossexuais, negros entre outros encontrem espaço para validar suas experiências, dando sentido social aos lances vividos. Como procedimento de coleta de dados fizemos uso de entrevistas. A análise dos dados foi realizada com inspiração na fenomenologia. Após leitura das descrições dos/as entrevistados/as, ao percebermos unidades significativas, estas foram agrupadas em categorias, organizadas a posteriori na matriz nomotética, de inspiração fenomenológica, objetivando movimento intencional em busca da essência do fenômeno pesquisado. Na construção dos resultados discorremos sobre duas categorias: A) Epistemologias Balatiponé-Umutina; B) As lutas para conquista de uma Educação Escolar Diferenciada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0418336312443163 | por |