Show simple item record

dc.contributor.authorMarcato, Célio Tiago
dc.date.accessioned2018-01-31T18:55:14Z
dc.date.available2018-01-31T18:55:14Z
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.citationMARCATO, Célio Tiago. Gestão democrática da escola pública : a participação como princípio da democracia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9355.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9355
dc.description.abstractThis paper analyzes the basis of participation, as a principle of citizenship and democracy, in order to understand its limits and possibilities when they are applied to educational processes, especially those referring to the democratic management of the public school. For this, conceptual investigations of categories related to the theme of participation were made, including the presuppositions of democracy. They were examined: the theories of the forms of government, highlighting the difference between the Greek and current democracy and the tripartition of powers; the theories of democracy, exploring its definitions, the issue of scale, the criteria and its intrinsic problems; the citizenship, seeking to show its conceptual basis present in the legislations regulating school education and democratic management of the public school; finally, the basis of education related to the democratic management of the public school, analyzing categories inherent to the principle of participation. As theoretical research, the purpose of this paper was to build an articulation of concepts derived from political theory and education, concerning to the participation as the basis of democracy in the society and at school and from the democratic management of the public school. It was possible to conclude that an approximation of studies of political science and education is unavoidable, since democracy and participation are common categories in two fields. It was also possible to determine that there is a possibility of progressing in mechanisms of direct participation in the democratic management of the school, making it more effective, contrary to the decorative participation, established when trying to transpose the private business management premises to the school.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão democrática da escola pública : a participação como princípio da democraciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Conti, Celso Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6967887143687279por
dc.description.resumoEste trabalho analisa os fundamentos da participação, enquanto princípio da cidadania e da democracia, a fim de compreender seus limites e suas possibilidades quando aplicados aos processos educacionais, principalmente os referentes à gestão democrática da escola pública. Para isso, foram feitas investigações conceituais de categorias relacionadas ao tema da participação, incluindo os pressupostos da democracia. Foram examinados: as teorias das formas de governo, destacando-se a diferença entre a democracia grega e atual e a tripartição de poderes; as teorias da democracia, explorando-se suas definições, a questão da escala, os critérios e seus problemas intrínsecos; a cidadania, buscando-se evidenciar suas bases conceituais presentes nas legislações reguladoras da educação escolar e da gestão democrática da escola pública; e, por fim, os fundamentos da educação relacionados à gestão democrática da escola pública, analisando-se categorias inerentes ao princípio da participação. De natureza teórica, o estudo teve como propósito construir uma articulação de conceitos oriundos da teoria política e da educação, no que concerne à participação como base da democracia, na sociedade e na escola, e da gestão democrática da escola pública. Foi possível concluir que é inevitável a aproximação dos estudos da ciência política e da educação, visto que democracia e participação são categorias comuns aos dois campos. Também foi possível vislumbrar a possibilidade de se avançar em mecanismos de participação direta na gestão democrática da escola,tornando-a mais efetiva, ao contrario da participação decorativa, estabelecida quando se tenta transpor as premissas da administração da empresa privada para a escola.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1792573254284850por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record