Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Erivelto Santiago
dc.date.accessioned2018-02-08T13:32:45Z
dc.date.available2018-02-08T13:32:45Z
dc.date.issued2017-02-20
dc.identifier.citationSOUZA, Erivelto Santiago. Processos educativos em práticas docentes de sociologia : perspectivas para a educação das relações étnico-raciais no ensino médio. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9402.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9402
dc.description.abstractThis study aims to identify, describe and understand The development of education of ethnicracial relationships in a teaching practice held in Sociology classes in high school that help in the appreciation of history and culture of Afro-Brazilians and Africans. It is anchored in studies on educational processes unleashed by social practices, education of ethnic-racial relationships and sociology teaching. The research participants are students and the Sociology teacher of a second year high school class of a state public school in the municipality of São Carlos/SP. With the objective of identifying educational processes unleashed in teaching practice in Sociology classes, We opted for a theoretical-methodological stance based on phenomenology. Thus, to collect and analyze the data, conversations, participant observation, coexistence, interviews and conversational wheels with participants of the research. The data collected were organized in the following categories of analysis: relations, educational processes - teaching strategies, educational processes - to think sociologically, valuation of ethnic-racial belonging, reflection on practice and intervention - research as a social practice. The analysis of the data provides us with indications and references that Sociology teaching makes it possible to rethink ethnic-racial, social, pedagogical relations that aim to ensure student appreciation and strengthen their strengthen ethnic-racial belonging. Possibilities of developing the education of ethnic-racial relationships in the teaching of Sociology. Research has contributed to the strengthening of education of ethnic-racial relationships as students become more attentive, curious and critical about ethnic-racial inequalities and have developed skills to overcome distorted visions. The research also allowed to generate subsidies for the teaching of Sociology in basic education in the sense of developing classes based on the epistemological principles: “estrangement” e “Denaturalization”.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProcessos educativospor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.subjectEducational processeseng
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationshipseng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectSociology teachingeng
dc.titleProcessos educativos em práticas docentes de sociologia : perspectivas para a educação das relações étnico-raciais no ensino médiopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Waldenez de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404769527869004por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e compreender o desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais em prática docente realizada em aulas de Sociologia no ensino médio que auxiliem na valorização da história e da cultura de afro-brasileiros/as e de africanos/as. Ancora-se em estudos sobre processos educativos desencadeados em práticas sociais, educação das relações étnico-raciais e ensino de Sociologia. Os participantes da pesquisa são estudantes e o professor de Sociologia de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de São Carlos/SP. Com o objetivo de identificar processos educativos desencadeados na prática docente em aulas de Sociologia, optou-se por uma postura teórico-metodológica inspirada na fenomenologia. Assim, foram utilizadas, para coletar e analisar os dados, conversas, observação participante, convivência, entrevistas e rodas de conversas com participantes da pesquisa. Os dados coletados foram organizados nas seguintes dimensões: vínculos, processos educativos - estratégias de ensino, processos educativos - pensar sociologicamente, valorização do pertencimento étnico-racial, reflexão sobre a prática e intervenção - pesquisa como prática social. A análise dos dados nos fornece indícios e referências de que o ensino de Sociologia possibilita repensar relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas que visam assegurar a valorização dos/as estudantes e fortalecer o pertencimento étnico-racial deles/as. São apresentadas possibilidades de desenvolver a educação das relações étnico-raciais no ensino de Sociologia. A pesquisa contribuiu para o fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na medida em que os/as estudantes passaram a ficar mais atentos, curiosos e críticos sobre as desigualdades étnico-raciais e utilizaram ferramentas didáticas para superar visões distorcidas. A investigação possibilitou também gerar subsídios para o ensino de Sociologia na educação básica no sentido de desenvolver aulas a partir dos princípios epistemológicos: “estranhamento” e “desnaturalização”.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0377163413789753por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples