dc.contributor.author | Souza, Erivelto Santiago | |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T13:32:45Z | |
dc.date.available | 2018-02-08T13:32:45Z | |
dc.date.issued | 2017-02-20 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Erivelto Santiago. Processos educativos em práticas docentes de sociologia : perspectivas para a educação das relações étnico-raciais no ensino médio. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9402. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9402 | |
dc.description.abstract | This study aims to identify, describe and understand The development of education of ethnicracial
relationships in a teaching practice held in Sociology classes in high school that help in
the appreciation of history and culture of Afro-Brazilians and Africans. It is anchored in
studies on educational processes unleashed by social practices, education of ethnic-racial
relationships and sociology teaching. The research participants are students and the Sociology
teacher of a second year high school class of a state public school in the municipality of São
Carlos/SP. With the objective of identifying educational processes unleashed in teaching
practice in Sociology classes, We opted for a theoretical-methodological stance based on
phenomenology. Thus, to collect and analyze the data, conversations, participant observation,
coexistence, interviews and conversational wheels with participants of the research. The data
collected were organized in the following categories of analysis: relations, educational
processes - teaching strategies, educational processes - to think sociologically, valuation of
ethnic-racial belonging, reflection on practice and intervention - research as a social practice.
The analysis of the data provides us with indications and references that Sociology teaching
makes it possible to rethink ethnic-racial, social, pedagogical relations that aim to ensure
student appreciation and strengthen their strengthen ethnic-racial belonging. Possibilities of
developing the education of ethnic-racial relationships in the teaching of Sociology. Research
has contributed to the strengthening of education of ethnic-racial relationships as students
become more attentive, curious and critical about ethnic-racial inequalities and have
developed skills to overcome distorted visions. The research also allowed to generate
subsidies for the teaching of Sociology in basic education in the sense of developing classes
based on the epistemological principles: “estrangement” e “Denaturalization”. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Ensino de sociologia | por |
dc.subject | Educational processes | eng |
dc.subject | Education of ethnic-racial relationships | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Sociology teaching | eng |
dc.title | Processos educativos em práticas docentes de sociologia : perspectivas para a educação das relações étnico-raciais no ensino médio | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Maria Waldenez de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3404769527869004 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e compreender o desenvolvimento da
educação das relações étnico-raciais em prática docente realizada em aulas de Sociologia no
ensino médio que auxiliem na valorização da história e da cultura de afro-brasileiros/as e de
africanos/as. Ancora-se em estudos sobre processos educativos desencadeados em práticas
sociais, educação das relações étnico-raciais e ensino de Sociologia. Os participantes da
pesquisa são estudantes e o professor de Sociologia de uma turma do segundo ano do ensino
médio de uma escola pública estadual do município de São Carlos/SP. Com o objetivo de
identificar processos educativos desencadeados na prática docente em aulas de Sociologia,
optou-se por uma postura teórico-metodológica inspirada na fenomenologia. Assim, foram
utilizadas, para coletar e analisar os dados, conversas, observação participante, convivência,
entrevistas e rodas de conversas com participantes da pesquisa. Os dados coletados foram
organizados nas seguintes dimensões: vínculos, processos educativos - estratégias de ensino,
processos educativos - pensar sociologicamente, valorização do pertencimento étnico-racial,
reflexão sobre a prática e intervenção - pesquisa como prática social. A análise dos dados nos
fornece indícios e referências de que o ensino de Sociologia possibilita repensar relações
étnico-raciais, sociais, pedagógicas que visam assegurar a valorização dos/as estudantes e
fortalecer o pertencimento étnico-racial deles/as. São apresentadas possibilidades de
desenvolver a educação das relações étnico-raciais no ensino de Sociologia. A pesquisa
contribuiu para o fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na medida em que
os/as estudantes passaram a ficar mais atentos, curiosos e críticos sobre as desigualdades
étnico-raciais e utilizaram ferramentas didáticas para superar visões distorcidas. A
investigação possibilitou também gerar subsídios para o ensino de Sociologia na educação
básica no sentido de desenvolver aulas a partir dos princípios epistemológicos:
“estranhamento” e “desnaturalização”. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0377163413789753 | por |