dc.contributor.author | Vieira, Antonio Henrique Garcia | |
dc.date.accessioned | 2018-03-22T10:43:11Z | |
dc.date.available | 2018-03-22T10:43:11Z | |
dc.date.issued | 2017-03-17 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Antonio Henrique Garcia. Uma análise do story world de Star Wars: A new hope e Star Wars: The force awakens. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9588. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9588 | |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the problematic around the canonicity that may have being lost in this new moment of the Star Wars franchise, by means of a comparative analysis between the structures of the film A New Hope (1977) and The Force Awakens (2015). Considering that A New Hope is the cornerstone of the canonicity of the Star Wars franchise; The Force Awakens, it´s a new moment in the franchise. Such a comparison creates a structure between the two narratives in such a way that the result is an excellent source for understanding the contentment and dissatisfaction of the fans, from a comparative point of view and not just perceptions. The comparative analysis was made according to the storytelling structure proposed by Vogler (2006), analysis of structural elements of Transmedial Worlds proposed by Klastrup and Tosca (2004), comparison of tables from the research of Ruiz (2016) and Antell (2016); And finally, a study of the color palette proposed by Hyo Taek Kim; 2015. This research results in a useful document to think about conservation and maintenance of forms of production, in view of canonicity, continuity and storyworld in the transmediation franchise; Besides raising the question of such media structures and their acceptance by the respective market and its consumer. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Canônicidade | por |
dc.subject | Continuidade | por |
dc.subject | Vasta Narrativa | por |
dc.subject | Storytelling | eng |
dc.subject | Canon | eng |
dc.subject | Continuity | eng |
dc.subject | Vast narrative | eng |
dc.subject | Canonicidad | eng |
dc.subject | Continuidad | eng |
dc.title | Uma análise do story world de Star Wars: A new hope e Star Wars: The force awakens | por |
dc.title.alternative | A story world analysis of Star Wars: A new hope and The force awakens | eng |
dc.title.alternative | Un análisis de story world de Star Wars: A new hope y The force awakens | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Leonardo Antônio de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3921612856948891 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Marilda | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0432607332289452 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é analisar a problemática em torno da canonicidade que pode estar sendo perdida no novo momento da franquia Star Wars, para tal coube realizar uma análise comparativa entre as estruturas do filme A New Hope (1977) e The Force Awakens (2015). Tendo em vista que o primeiro, A New Hope é a pedra fundamental da canonicidade da franquia Star Wars e; o segundo, The Force Awakens, representa um novo momento da franquia. Tal comparação sistematiza as duas estruturas narrativas de tal modo que o resultado é uma excelente fonte para se compreender os contentamentos e descontentamentos dos respectivos fãs, a partir de uma comparação estrutural e não apenas de percepções. A análise comparativa foi feita segundo a estrutura narrativa proposta por Vogler (2006), analise de elementos estruturais de Transmedial Worlds proposta por Klastrup e Tosca (2004), comparação de quadros proveniente da pesquisa de Ruiz (2016) e Antell (2016); e por fim, estudo da paleta de cores proposta por Hyo Taek Kim; 2015. Esta pesquisa resultar em um documento útil para se pensar em conservação e manutenção de formas de produção, tendo em vista a canonicidade, continuidade e storyworld em franquia transmídia; além de levantar o questionamento de tais estruturas midiáticas e sua aceitação pelo respectivo mercado e público. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ROTEIRO E DIRECAO CINEMATOGRAFICOS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1489830266785249 | por |