dc.contributor.author | Marques, Joana Brás Varanda | |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T17:01:54Z | |
dc.date.available | 2018-03-27T17:01:54Z | |
dc.date.issued | 2017-08-14 | |
dc.identifier.citation | MARQUES, Joana Brás Varanda. Educação não-formal e divulgação de astronomia no Brasil : atores e dinâmica da área na perspectiva da Complexidade. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9613. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9613 | |
dc.description.abstract | This research focuses on non-formal education and dissemination of astronomy in the
Brazilian context. In previous works, we have already investigated this theme and obtained,
through a Delphi study, an overview of the main problems of the area and some of the
possible solutions for them, according to the opinion of a representative set of specialists. The
present research has as it main objective the construction of a portrait of the non-formal
education of astronomy in Brazil having as theoretical and methodological basis the theory of
complexity. This foundation allows us to have a multidimensional view of this theme, to
perceive its structures, but also its relations, and to identify patterns, contradictions and
complementarities. We used, as data sources, the responses given to the previous Delphi study
by the 34 specialists who participated in this study until the end. Through content analysis, we
developed two categorizations of the experts' opinions on systemic networks - one thematic
and the other complex. The thematic systemic network allows us to describe the area in terms
of the following categories: disseminators, public, offer, research, working conditions,
financing and relation with formal education. The complex systemic network allows us to
look at the area as a system and to analyze the structures, functions, flows and processes
involved, as well as different temporal and scalar levels in which the system evolves. In
addition to the description and understanding of the area that can be obtained using these
categorizations, we also sought, through statistical techniques of cluster analysis, to
investigate the existence of patterns and response profiles that allow for a clearer
understanding of the different dynamics and realities that make up this heterogeneous area.
This analysis was based on the results of the systemic networks together with the
characterization data of the specialists (age, years of experience, area of action, etc.). We
contend that this more detailed study is of great interest to the area of non-formal education
and dissemination of Astronomy in Brazil, because it clarifies the area based on a deep self-
reflection. This study presents a contribution to the area of non-formal education and
dissemination of astronomy in Brazil, because it has as result the clarification of a profound
and unprecedented reflection that the area has done on itself, through its expert members. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação não-formal | por |
dc.subject | Divulgação científica | por |
dc.subject | Educação em astronomia | por |
dc.subject | Teoria da complexidade | por |
dc.subject | Non-formal education | eng |
dc.subject | Science communication | eng |
dc.subject | Astronomy education | eng |
dc.subject | Theory of complexity | eng |
dc.title | Educação não-formal e divulgação de astronomia no Brasil : atores e dinâmica da área na perspectiva da Complexidade | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330976062026878 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como temática a educação não-formal e divulgação de astronomia no
contexto brasileiro. Trata-se de um aprofundamento de uma investigação anterior em que, por
meio de um estudo Delphi, obteve-se um panorama dos principais problemas dessa área e
algumas das possíveis soluções para os mesmos, segundo a opinião de um conjunto
representativo de especialistas no campo da astronomia. O presente estudo teve como objetivo
principal construir um retrato da educação não-formal de astronomia no Brasil tendo como
base teórica e metodológica a teoria da complexidade. Esse embasamento permitiu lançar um
olhar multidimensional sobre esta área, para compreender sua dinâmica por meio das suas
estruturas e relações, e identificar padrões, contradições e complementariedades. Foram
utilizadas, como fonte de dados, as respostas dos 34 especialistas que participaram desse
estudo Delphi até ao final. Por meio de análise de conteúdo, desenvolvemos duas
categorizações das opiniões dos especialistas em redes sistêmicas – uma temática e outra
complexa. A rede sistêmica temática possibilitou descrever a área em termos das categorias:
divulgadores, público, oferta, pesquisa, condições de trabalho, financiamento e relação com a
educação formal. A rede sistêmica complexa permitiu olhar para a área como um sistema e
analisar as estruturas, as funções, os fluxos e os processos envolvidos, assim como diferentes
tempos e níveis escalares em que o sistema se desenvolve. Para além da descrição e
compreensão da área que é possível fazer usando estas categorizações, foi possível, por meio
de técnicas estatísticas de análise por agrupamentos, interpretar a existência de padrões e
perfis de resposta, permitindo uma compreensão mais clara das diferentes dinâmicas e
realidades que compõem esta área tão heterogênea. A análise dos resultados das redes
sistêmicas foi realizada em conjunto com os dados de caracterização dos especialistas (idade,
anos de experiência, área de atuação etc). Este estudo apresenta um contributo para a área da
educação não-formal e divulgação de astronomia no Brasil, pois teve como fruto a
clarificação de uma reflexão profunda e inédita que a área fez sobre si própria, por meio de
seus membros especialistas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6595009955921694 | por |