dc.contributor.author | Gomes, Ronaldo Martins | |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T18:35:37Z | |
dc.date.available | 2018-04-05T18:35:37Z | |
dc.date.issued | 2017-02-13 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Ronaldo Martins. Conflitos, violências escolares e reconhecimento social : concepções de educandos e educadores. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9672. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9672 | |
dc.description.abstract | This research approached theoretical references such as the theory of social
recognition; the theory of social conflict; conflict theory and sociology of
experience in order to answer the research questions: what are the
contributions of these theories when we deal with conflicts in society in general
and in the public school in particular? How do conflicts and violence take place
in school spaces? How do educators and learners understand and coexist with
conflicts and violence? An empirical part was carried out in two public schools of
two cities of the interior of São Paulo. The objectives of the research were: to
understand the conflicts and conflicts or violence from the perspective of the
aforementioned theories and to analyze these theoretical references with the
understanding about conflicts and violence, regarding educators (teachers and
managers) and students and how these situations have been happening in the
everyday reality of school. As a methodological procedure, we used focus
groups: one with educators (teachers and managers) and the other with older
students who were in high school or EJA, performing three meetings in each
group. We understand, through the sociological theory of social conflict that
relations of a democratic nature as dissent rather than consensus can be
distorted by relations of power and political and economic dominance. Also,
through the conception of students and educators that the understanding of
violence was differentiated, and this harmed the communication and the
agreements drawn between the subjects in the school. The sociology of
experience has enabled us to understand that the significant social, scientific
and technological transformations characteristic of the twentieth century incite
divergences and conflict between generations, compromising social relations in
the public space, such as the school, which encompasses a great number of
differences, potentially becoming a source of conflict. Social conflicts are not a
priori situations of violence, but rather, they reveal interests and desires that
permeate social relations, and have the potential to be productive for the
community if the issues involved are clear. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Violências escolares | por |
dc.subject | Conflito social | por |
dc.subject | Conflitualidades | por |
dc.subject | Concepção de educandos e educadores | por |
dc.subject | School violence | eng |
dc.subject | Social conflict | eng |
dc.subject | Conflict | eng |
dc.subject | Conception of students and educators | eng |
dc.title | Conflitos, violências escolares e reconhecimento social : concepções de educandos e educadores | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Luiz, Maria Cecília | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7425361719028650 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa abordou referenciais teóricos como a teoria do reconhecimento
social; a teoria do conflito social; teoria das conflitualidades e sociologia da
experiência, a fim de responder as questões de pesquisa: quais são as
contribuições dessas teorias quando tratamos de conflitos na sociedade em
geral e na escola pública em particular? Como acontecem os conflitos e as
violências nos espaços escolares? Como educadores e educandos entendem e
convivem com os conflitos e violências? Foi realizada uma parte empírica em
duas escolas públicas de duas cidades do interior paulista. Os objetivos da
pesquisa foram: compreender os conflitos e as conflitualidades ou violências na
perspectiva das teorias citadas acima e analisar esses referenciais teóricos
com o entendimento sobre conflitos e violências, no que se refere aos
educadores (docentes e gestores) e estudantes e como essas situações vêm
acontecendo na realidade cotidiana da escola. Como procedimento
metodológico, utilizamos grupos focais: um com educadores (docentes e
gestores) e a outro com estudantes maiores de idade que estavam cursando o
Ensino Médio ou EJA, realizando três encontros em cada grupo. Entendemos,
por meio da teoria sociológica do conflito social que as relações de natureza
democráticas como dissenso e não como consenso, estes podem ser
falseados por relações de poder e de domínio político e econômico. Também,
por meio da concepção de educandos e educadores que o entendimento de
violências era diferenciado, e isso prejudicava a comunicação e os acordos
traçados entre os sujeitos na escola. A sociologia da experiência nos
possibilitou entender que as significativas transformações sociais, científicas e
tecnológicas – características do século XX – incitam as divergências e
conflitualidade entre as gerações, comprometendo as relações sociais no
espaço público, como a escola, que abarca um grande número de diferenças,
tornando-se potencialmente fonte de conflitos. Evidenciamos que os conflitos
sociais não são a priori situações de violência, mas, descortinadores de
interesses e vontades que permeiam as relações sociais, e têm potencial de
serem produtivos para a coletividade se houver clareza das questões
envolvidas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0047194253283912 | por |