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dc.contributor.authorMoreira, Raquel
dc.date.accessioned2018-04-10T14:03:11Z
dc.date.available2018-04-10T14:03:11Z
dc.date.issued2017-02-17
dc.identifier.citationMOREIRA, Raquel. Pesquisas no campo da didática : subsídios ao ensino e à aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competências. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9705.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9705
dc.description.abstractConsidering the Brazilian education's fragility, expressed in the low scores of students in national and international standardized tests, and considering the current context of the information society, in which mastering knowledge in the instrumental dimension is key for either providing opportunities or deepening exclusion situations, the present thesis aims to analyze and systematize evidences of instruments that Brazilian research in the field of Didactics, available in SciELO database between the years 2000 and 2015, have been offering to the development of content, abilities and competences to school practices. The investigation was based on bibliographic research, using mixed methods, supported by Content Analysis of Laurence Bardin, and was guided by the question: What has the knowledge produced in the field of Didactics, available in SciELO between the years 2000 and 2015, been offering as instruments to the development of the process of teaching and learning of contents, abilities and competences in Basic Education? The main results indicate that, from the 119 articles referring to Basic Education, pertaining to 11 (eleven) areas of knowledge, and in different teaching stages and modalities, it was possible to identify 26 (twenty-six) registry units (RU). The most frequent RU were: content teaching; teaching materials and teaching materials analysis; teaching and learning; analysis of teacher practice, teaching practices, interaction, and teaching. All of the RU carry correlations of theoretical, methodological/procedural and material dimensions, enabling to affirm that the descriptor “Didactics” has been used in articles that are, indeed, dedicated to important elements of the area. However, one or another element is focused in exclusive manner, detaching dimensions of the teaching and learning process, or detaching class processes from the consequences generated to students' learning. Therefore, it is necessary to undertake, in the area, research procedures that expand the contributing potential in order to improve teaching quality by teachers, and improve learning outcomes of students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectConhecimento científicopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectConteúdospor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titlePesquisas no campo da didática : subsídios ao ensino e à aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de habilidades e competênciaspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Mello, Roseli Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5233854244313683por
dc.description.resumoFrente à fragilidade educacional brasileira expressa nos baixos índices de desempenho dos estudantes nas provas nacionais e internacionais de larga escala, e considerando o atual contexto como o da sociedade da informação (em que o domínio de conhecimentos de dimensão instrumental é peça-chave para oferecer oportunidades ou agudizar situações de exclusão)a tese ora apresentadabusca analisar e sistematizar evidências sobre os instrumentos que as pesquisas brasileiras do campo da Didática, divulgadas pela base de dados SciELO, entre 2000 e 2015, têm ofertado ao desenvolvimento de conteúdos, habilidades e competências às práticas escolares. A investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica, de método misto (quanti-quali), apoiando-se na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a partir da seguinte questão: O que o conhecimento produzido no campo da Didática, veiculado pelo SciELO entre os anos 2000 e 2015, tem oferecido como instrumento ao desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos, habilidades e competências à Educação Básica?Como principais resultados obteve-se que, dos 119 artigos referentes à Educação Básica, distribuídos em 11(onze) áreas de estudo, e nas diferentes etapas e modalidades de ensino, foram identificados 26 (vinte e seis) unidades de registro (UR). As UR mais recorrentes foram: ensino de conteúdo; análise de material didático e material didático; ensino e aprendizagem; análise da prática docente, práticas de ensino, interação, aprendizagem, e ensino.Todas as UR apresentadas carregam consigo correlações de dimensões teóricas, metodológicas/procedimentais e materiais, podendo-se afirmar que o descritor “Didática” tem sido usado em artigos que de fato tem preocupação com elementos importantes da área. No entanto, um ou outro elemento é focalizado de modo exclusivo, desconectando dimensões do processo de ensino e de aprendizagem, ou os processos da aula das consequências geradas para a aprendizagem dos estudantes. Portanto, há que se empreender, na área, procedimentos de pesquisa que ampliem o potencial contributivo para a melhoria da qualidade do ensino pelos docentes e dos resultados de aprendizagem desenvolvida pelos estudantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6893255777431807por


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