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dc.contributor.authorSouza, Talita Fernanda de
dc.date.accessioned2018-04-19T11:57:16Z
dc.date.available2018-04-19T11:57:16Z
dc.date.issued2018-02-16
dc.identifier.citationSOUZA, Talita Fernanda de. Letramento matemático e histórias infantis : significações matemáticas em um 2º ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9785.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9785
dc.description.abstractThis research is based on a qualitative methodological approach and investigates the mathematical meanings produced by Second Grade students and how they are evidenced when in the Mathematical teaching with children’s stories, in order to answer the research question: “What is the process of mathematical meanings of a Second Grade student in a teaching combining children’s histories and numeracy?”. Through a partnership between the researcher and the teacher of a Second Grade class, children’s histories were used as a pedagogical resource in the Mathematical teaching. Since this proposal was part of the PNAIC of numeracy (BRASIL, 2014), a program dedicated to the training of literacy teachers, we established as a requirement that the partner teacher had been part of such program. The analysis of the student’s mathematical meanings was based on transcriptions of recorded lessons when children’s histories were used as a pedagogical resource; students answers for problematizations based on such histories; and an interview with the partner teacher. For the data analysis, we choose three categories: the first with respect to the mathematical meanings demonstrated by the students in the moments of reading and discussion of the children’s histories; the second refers to the students mathematical meanings when solving problems based on the children's book; and the third category refers to the teacher’s perception of the students learning of Mathematics regarding the children’s histories approach, it’s usage and the partnership. We can highlight that the student’s mathematical meanings are contextually present and they are related to mathematical concepts presents in the children’s histories used for the Mathematical teaching during the research. The students connected mathematical concepts, the histories narrative, and daily and nondaily concepts, evidencing such meanings on reading, problem-solving, and socialization via orality, writing and drawing. We believe that the teacher’s performance during the lessons was essential to produce meanings by the students, serving them as a model for literacy. Moreover, we could observe how a PNAIC proposal was developed in class, bringing up relevant questions about teaching and teacher’s training.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectLetramento matemáticopor
dc.subjectHistórias infantispor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectSignificações matemáticaspor
dc.subjectPNAICpor
dc.subjectChildren’s historieseng
dc.subjectNumeracyeng
dc.subjectFirst school yearseng
dc.subjectMathematical meaningseng
dc.titleLetramento matemático e histórias infantis : significações matemáticas em um 2º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2297203444364327por
dc.description.resumoA presente pesquisa possui abordagem metodológica qualitativa e investigou os significados matemáticos produzidos por estudantes de um 2º ano do Ensino Fundamental e como foram evidenciados, quando envolvidos em práticas com o uso de histórias infantis no ensino de Matemática, a fim de responder a questão de pesquisa: “Quais os processos de significações matemáticas de estudantes de um 2º ano do Ensino Fundamental em um trabalho articulando histórias infantis e letramento matemático?”. Mediante um trabalho de parceria estabelecido entre pesquisadora e uma professora de um 2º ano do Ensino Fundamental, histórias infantis foram utilizadas como recurso pedagógico no ensino de Matemática. Como essa proposta se fez presente no PNAIC de alfabetização matemática (BRASIL, 2014), um programa voltado para a formação de professores alfabetizadores, tivemos como requisito estabelecer a parceria com uma professora alfabetizadora que tivesse participado de tal formação. Por meio de transcrições de vídeos das aulas em que as histórias infantis foram utilizadas como recurso pedagógico; resoluções dos alunos, oriundas de tarefas elaboradas a partir das histórias infantis; e entrevista com a professora parceira, foi possível analisar as significações matemáticas dos estudantes. Para a análise dos dados, elegemos três categorias: a primeira diz respeito aos significados matemáticos explicitados pelos alunos nos momentos de leitura e de discussão das histórias infantis; a segunda refere-se às significações matemáticas dos alunos nos momentos de resolução de problemas elaborados a partir dos livros infantis; e a terceira categoria diz respeito à percepção da professora acerca da aprendizagem matemática dos alunos quando é feito o uso de histórias infantis para o ensino dessa área do conhecimento e da parceria estabelecida. Podemos destacar que, as significações matemáticas dos estudantes aconteceram de forma contextualizada e se relacionaram a conceitos matemáticos presentes nas histórias infantis utilizadas para o ensino de Matemática durante a pesquisa. Os alunos relacionaram conceitos matemáticos às suas vivências, ao enredo da história infantil, aos seus conhecimentos cotidianos e não-cotidianos, evidenciando tais significações na leitura, na resolução de problemas e nas socializações das resoluções, por meio da oralidade, da escrita e do desenho. Compreendemos que as ações da professora durante as aulas foram essenciais para a produção de significados pelos alunos, servindo como modelo de letramento para eles. Também foi possível observar como uma proposta presente no PNAIC se efetivou em sala de aula, trazendo à tona questões importantes sobre o trabalho docente e a formação de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8092897619486496por


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