Show simple item record

dc.contributor.authorOrcasitas Pacheco, Luis Jorge
dc.date.accessioned2018-04-25T23:10:30Z
dc.date.available2018-04-25T23:10:30Z
dc.date.issued2018-02-21
dc.identifier.citationORCASITAS PACHECO, Luis Jorge. O cinema documentário de Miguel Mirra e o movimento de documentaristas: o cinema junto aos oprimidos. 2018. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9815.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9815
dc.description.abstractThe present work is an approach to the trajectory and documentary work of Miguel Mirra, Argentine filmmaker who has developed several works in the field of communication and audiovisual production, motivated by the action of social movements that have been formed in his country during the last three decades. In this context, it is proposed to investigate and analyze the methods, concepts and ways in which this director structures a type of social and political documentary film, whose objective is to make visible and be in solidarity with the oppressed, the excluded and the exploited peoples. Based on a referential framework with historical, political, economic, argumentative and stylistic components, the project provides a reflective analytical of the cinematographic, cultural and ideological proposals of Miguel Mirra, whose documentary film is an immediate reflection of the cinematographic movements that emerged in Argentina. From the second half of the twentieth century, they have aimed to project a distinctive point of view, in order to generate alternative visions and new spheres of the public.por
dc.description.abstractEl presente trabajo es un acercamiento a la trayectoria y obra documental de Miguel Mirra, cineasta argentino que ha desarrollado diversos trabajos en el terreno de la comunicación y la producción audiovisual, motivados por la acción de los movimientos sociales que se han formado en su país durante las últimas tres décadas. En este contexto, se plantea indagar y analizar los métodos, los conceptos y las formas en que este realizador estructura un tipo de cine documental social y político, cuyo objetivo es visibilizar y ser solidario con los oprimidos, los excluidos y los pueblos explotados. A partir de un marco referencial con componentes históricos, políticos, económicos, argumentativos y estilísticos, el proyecto propende una reflexivo analítica de las propuestas cinematográficas, culturales e ideológicas de Miguel Mirra, cuyo cine documental es reflejo inmediato de los movimientos cinematográficos surgidos en Argentina a partir de la segunda mitad del siglo XX, que lo han encaminado a proyectar un punto de vista distintivo, para así generar visiones alternativas y nuevas esferas de lo público.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDocumentário socialpor
dc.subjectDocumentário políticopor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectOprimidospor
dc.subjectSocial documentarypor
dc.subjectPolitical documentarypor
dc.subjectSocial movementspor
dc.subjectOpressedpor
dc.subjectDocumental socialpor
dc.subjectDocumental políticopor
dc.subjectMovimientos socialespor
dc.subjectOprimidospor
dc.titleO cinema documentário de Miguel Mirra e o movimento de documentaristas: o cinema junto aos oprimidospor
dc.title.alternativeEl cine documental de Miguel Mirra y el movimiento de documentalistas: el cine junto a los oprimidospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gamo, Alessandro Constantino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8208629144314123por
dc.description.resumoO presente trabalho é uma aproximação da trajetória e da obra documental de Miguel Mirra, cineasta argentino que desenvolveu diversos trabalhos no âmbito da comunicação e da produção audiovisual, motivado pelas ações dos movimentos sociais que foram se formando em seu país durante as três últimas décadas. Nesse contexto, propomos refletir e analisar os métodos, os conceitos e as formas que este diretor estruturou como um tipo de cinema documentarista de cunho social e político, cujo objetivo foi dar visibilidade e ser solidário aos oprimidos, aos excluídos e aos povos explorados. Partindo de um marco referencial com componentes históricos, políticos, econômicos, argumentativos e estilísticos, o projeto tem como objetivo uma reflexão analítica sobre as propostas cinematográficas, culturais e ideológicas de Miguel Mirra, cujo cinema documentário é um reflexo imediato dos movimentos cinematográficos surgidos na Argentina a partir da segunda metade do século XX, o que terminou proporcionando a projeção de um ponto de vista distinto, e, dessa forma, gerando visões e campos alternativos na esfera pública.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9627025837207174por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record