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dc.contributor.authorArab, Analú Bernasconi
dc.date.accessioned2018-04-26T19:53:16Z
dc.date.available2018-04-26T19:53:16Z
dc.date.issued2015-08-04
dc.identifier.citationARAB, Analú Bernasconi. Fã-ativismo na telenovela em família. 2015. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9841.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9841
dc.description.abstractIf fan-activism actions have already been related to fan engagement in order to achieve a result in relation to their favorite media content, nowadays they are emerging from real-world concernings through consumption bias to be more active in terms of civil rights and political participation. In Clarina fandom it was possible to notice these two perspectives in a fusion, in which fans mobilized so that Clara and Marina´s romance was not discarded from the soap opera Em família by the channel network Rede Globo. Simultaneously, fans wanted the romance could be expressed throughout affection displaying and intimacy just as naturally and highlighted as a heterosexual couple on a soup opera. The fan activists of Clarina fandom appropriately demanded from Rede Globo their right to take part in their culture in a way that has never been seen before in Brazilian soap opera production. The achievement of the kiss and Clara and Marina´s marriage represented their victory against prejudice and the legitimation of their civil rights considering what they have called "Brazilian family". If the fan-activism of Clarina fandom was so expressive, it is because Brazilian soap operas still have significant cultural representativeness and its increasing power to approach polemic themes from daily social issues can transform soap operas into discussion areas about civil, religious, political and moral conflicts in the current convergence culture. However, in order to evaluate the performance of a contemporary soap opera, it is necessary to take into account not only its audience in the broadcast format, but also in the multiple media platforms and the power of engagement that it promotes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTelenovela brasileirapor
dc.subjectHomossexualidadepor
dc.subjectFã-ativismopor
dc.subjectFandom Clarinapor
dc.subjectBrazilian soap operaeng
dc.subjectHomosexualityeng
dc.subjectFan-activismeng
dc.titleFã-ativismo na telenovela em famíliapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Massarolo, João Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308336910966465por
dc.description.resumoSe as ações de fã-ativismo já estiveram relacionadas com o engajamento de fãs para se atingir algum resultado em relação ao seu conteúdo de mídia preferido, atualmente elas emergem de preocupações com o mundo real, em que se busca pelo viés do consumo a exigência de direitos cívicos e a participação política. No fandom Clarina foi possível avistar essas duas perspectivas em uma fusão única, na qual as fãs se mobilizaram para que o romance entre Clara e Marina não fosse descartado na telenovela Em Família pela emissora Rede Globo e, ao mesmo tempo, pudesse ser expresso por meio de demonstrações de carinho, afeto e intimidade com a mesma naturalidade e evidência de um casal heterossexual em uma telenovela. As fã-ativistas de Clarina souberam exigir da emissora seus direitos de participar de sua cultura de uma forma nunca antes vista na produção da telenovela brasileira: a conquista do beijo e do casamento entre Clara e Marina representaram para elas a vitória contra o preconceito e a legitimação de seus direitos cívicos perante o que chamaram de “família brasileira”. Se o fã-ativismo do fandom Clarina tomou tal expressão, é porque a telenovela brasileira ainda exerce significativa representatividade em nossa cultura e a sua destreza para levantar temáticas provenientes de problematizações sociais presentes no cotidiano da realidade social pode torná-la cada vez mais um espaço de embates cívicos, religiosos, políticos e morais na atual cultura da convergência. Contudo, para se avaliar o desempenho de uma telenovela contemporânea é preciso levar em conta não apenas a sua audiência no formato broadcast, mas também nas múltiplas plataformas de mídia e no poder de engajamento que ela promove.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0904805718133708por


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