Mostrar el registro sencillo del ítem
Em busca das origens de um cinema queer no Brasil
dc.contributor.author | Silva, Mateus Nagime Barros da | |
dc.date.accessioned | 2018-05-08T19:45:17Z | |
dc.date.available | 2018-05-08T19:45:17Z | |
dc.date.issued | 2016-04-26 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Mateus Nagime Barros da. Em busca das origens de um cinema queer no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9909. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9909 | |
dc.description.abstract | The main goal of this dissertation is to find movies made in Brazil up to 1950 that can be interpreted as queer. The first chapter explains the meaning of queer and the establishment of Queer Theory. The second chapter focuses on Queer Cinema (as in what is Queer Cinema and how a film can be queer), its key moments and how the historiography was created. The third chapter the focus is on the homoeroticism found in Brazilian society and literature during the first half of the 20th century. We also discuss the current state of affairs regarding Brazilian cinema studies and the lack of essays considering the role of (homo)sexuality in the pictures. The few cases of homosexuality in Brazilian film studies are brought up and we also present some cases of deviant sexuality on Brazilian screens up to 1950. After this, the fourth chapter analyses Poeira de estrelas (1948, Moacyr Fenelon), in which a duo of female singers split after one of them abandons the theater to marry a man. Brasa Dormida (1929, Humberto Mauro) is the main film described in the fifth chapter, as it presents an all-male love triangle. The sixth and last chapter is dedicated to an analysis of Limite (1931, Mário Peixoto), an experimental film with minimal plot, using the concepts of queer authorship. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Cinema brasileiro | por |
dc.subject | Cinema queer | por |
dc.subject | Autoria cinematográfica | por |
dc.subject | Homossexualidade no Brasil. | por |
dc.subject | Homossexualidade | por |
dc.subject | Brazilian cinema | eng |
dc.subject | Queer cinema | eng |
dc.subject | Film authorship | eng |
dc.subject | Homosexuality in Brazil | eng |
dc.subject | Homosexuality | eng |
dc.title | Em busca das origens de um cinema queer no Brasil | por |
dc.title.alternative | In search of an Early Queer Cinema in Brazil | eng |
dc.title.alternative | À la recherche des origines du Cinèma Queer Brésilien | fre |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Carlos Roberto Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0875456244182952 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo a busca por filmes realizados no Brasil até 1950 que possam ser considerados queers. O primeiro capítulo explica o significado de queer e o surgimento da teoria queer, O segundo capítulo se concentra no cinema queer (o que é o cinema queer, como um filme pode ser queer), na construção de uma historiografia e em momentos-chave de produção, como o New Queer Cinema. No terceiro capítulo a atenção é voltada ao homoerotismo na sociedade e na literatura brasileira na primeira metade do século XX. Discutimos também o estado atual dos estudos de cinema brasileiro e salientamos os poucos casos em que a homossexualidade (ou mesmo sexualidade em geral) foi levada em consideração. A partir de um panorama de filmes que possuem personagens homossexuais e/ou podem ser considerados queers, partimos para as análises específicas dos filmes considerados mais representativos do queer no cinema brasileiro até 1950. O capítulo 4 analisa Poeira de estrelas (1948, Moacyr Fenelon) que trata de uma dupla de cantoras que se separa quando uma abandona o teatro para se casar com um homem. Brasa dormida (1929, Humberto Mauro), tópico do capítulo 5, possui um triângulo amoroso formado por personagens masculinas. Já no capítulo 6, Limite (1931, Mário Peixoto) é analisado a partir do conceito de autoria queer, sendo salientado seu caráter de filme experimental. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9261444706526266 | por |