Show simple item record

dc.contributor.authorFerroni, Carla de Oliveira
dc.date.accessioned2018-05-09T11:03:17Z
dc.date.available2018-05-09T11:03:17Z
dc.date.issued2018-02-26
dc.identifier.citationFERRONI, Carla de Oliveira. Recordando sobre o brincar na infância de professores participantes de um processo de formação lúdica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9918.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9918
dc.description.abstractThe present research addresses teachers’ childhood memories theme. The educational investigation took as theoretical input authors, such as: Brougère (2010); Nóvoa (2015); Souza, (2006); Josso (2004); Kishimoto (2006). It had as a research question: What do the playful memories of teachers’ childhood reveal in a practice formation? The general objective of the research was to understand memories - memories about playing in childhood, from the perspective of teachers participating in a recreational practice training. Bringing memories to life - memories of teachers or future teachers, specifically their ludic memories directed towards the valuation of personal experiences in processes of teacher training that act with children or will do it in the future. It is also considered that playing is not present in daily pedagogical practices in childhood education contexts or early years of elementary school or when it is present it is sometimes lived sporadically, in a mechanized and overly directed way. The research had a qualitative approach, being descriptive and exploratory and considered as a case study. It was inspired by the approach to life stories. It was carried out through a bibliographical study and field research, and included five subjects (teachers or future teachers) of a university extension project entitled: Ludic Teacher Training: building knowledge and practice of pedagogical practice. The field research data collection was done through autobiographical writings (written narratives) collected throughout the action of teacher training. Conversation circles were also held - oral narrative, throughout the training practice. The data were organized and analyzed in a qualitative perspective, based on the chosen theoretical framework and inspired by content analysis. Among the results it was highlighted: the learning acquired through the experiences that takes place throughout the life of these participants, as the childhood experiences lived in relation to play nurtures the constitution of being a teacher. In addition, playing is not a pedagogical practice valued in processes of teacher training, especially for those who will practice teaching with children.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectBrincar na infânciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProcessos de ensinar e de aprenderpor
dc.subjectNarrativas autobiográficaspor
dc.subjectLife historyeng
dc.subjectPlay in childhoodeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectProcesses of teaching and learningeng
dc.subjectAutobiographical narrativeseng
dc.titleRecordando sobre o brincar na infância de professores participantes de um processo de formação lúdicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sommerhalder, Aline
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775432120371947por
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a temática das memórias de brincadeiras de infância de professoras. Compondo as pesquisas educacionais, a investigação tomou como aporte teórico autores, como: Brougère (2010); Nóvoa (2015); Souza, (2006); Josso (2004); Kishimoto (2006). Teve como questão de pesquisa: O que revelam as memórias lúdicas da infância de professoras, em uma ação de formação? O objetivo geral da pesquisa foi compreender memórias – lembranças sobre o brincar na infância, na perspectiva de professoras participantes de uma ação de formação lúdica. Colocar em cena recordações - lembranças de professoras ou futuras professoras, especificamente suas memórias lúdicas encaminha-se para a valorização das experiências pessoais em processos de formação de professores que atuam ou atuarão com crianças. Considera-se ainda que o brincar não está presente nas práticas pedagógicas cotidianas em contextos de educação infantil ou anos iniciais do ensino fundamental ou quando está presente encontra-se, por vezes, vivido esporadicamente, de forma mecanizada e excessivamente dirigido. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo descritiva e exploratória e considerada como estudo de caso. Teve inspiração ainda na abordagem de histórias de vidas. Realizada por meio de estudo bibliográfico e pesquisa de campo, contou com cinco sujeitos participantes (professoras ou futuras professoras) de uma ação de extensão universitária intitulada: Formação Lúdica de Professores: construindo saberes e fazeres da prática pedagógica. A coleta de dados da pesquisa de campo foi feita por meio de escritas autobiográficas (narrativas escritas) recolhidas ao longo da ação de formação de professores. Também foram realizadas rodas de conversa - narrativa oral, ao longo da ação de formação. Os dados foram organizados e analisados na perspectiva qualitativa, a partir do referencial teórico escolhido e tendo como fonte de inspiração a análise de conteúdo. Dentre os resultados foi destaque: as aprendizagens adquiridas por meio das experiências que ocorrem ao longo da vida dessas participantes, como as experiências de infância vivenciadas em relação ao brincar alimentam a constituição do ser professor/a. Somado a isso, brincar não é uma prática pedagógica valorizada em processos de formação de professores, especialmente para aqueles/as que exercerão a docência com a infânciapor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record