Mostrar el registro sencillo del ítem
Ouvir, interagir e criar: a composição musical como oportunidade de humanização das relações sociais em uma orquestra comunitária
dc.contributor.author | Tagliaro, Lenon Raul | |
dc.date.accessioned | 2018-05-09T13:08:49Z | |
dc.date.available | 2018-05-09T13:08:49Z | |
dc.date.issued | 2018-02-26 | |
dc.identifier.citation | TAGLIARO, Lenon Raul. Ouvir, interagir e criar: a composição musical como oportunidade de humanização das relações sociais em uma orquestra comunitária. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9921. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9921 | |
dc.description.abstract | This research had as its theme the creation of composition and musical arrangement for a community orchestra, whose participants had a significant diversity of mastery and musical knowledge. The aim of this work was to investigate whether the creation of arrangements and compositions could offer a space / condition of musical participation more dynamic and adequate to the musical abilities and potentials of the participants, considering both the individual desires and capacities as well as the small groups that integrate the orchestra. Authors such as Araújo, Brandão and Freire were used to refer to educational processes; Almada, Cooper, Sotelo, and others were referential for the musical aspects; Joly, Higgins, Kater, Koellreutter and others were the basic authors for the concepts of musical education. The main objective was to describe and understand how a dialogical action in the elaboration of arrangements and musical compositions for this community orchestra can contribute in the process of better participation and integration of the musicians in the rehearsals and concerts. The specific objectives were also to improve social and musical relations in the community group; the preparation of a composition and arrangement more appropriate to the technical level of the orchestra participants; and the description of the strategies of musical writing that enabled the preparation of scores in levels of execution appropriate to the orchestra in question. The research developed as a qualitative study, and the option of using action research was made. As a data collection instrument, participant observation and conversation were chosen, in order to observe the orchestra's rehearsals and listen to the members' perceptions. The results pointed to the educational processes resulting from the collective musical practice, the initial formation of the musicians, among other aspects related to socialization and personal improvement. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Processos educativos | por |
dc.subject | Orquestra comunitária | por |
dc.subject | Composição e arranjo | por |
dc.subject | Educational processes | eng |
dc.subject | Community orchestra | eng |
dc.subject | Composition and arrangement | eng |
dc.title | Ouvir, interagir e criar: a composição musical como oportunidade de humanização das relações sociais em uma orquestra comunitária | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Joly, Ilza Zenker Leme | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5569335876343450 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como temática a criação de composição e arranjo musical para uma orquestra comunitária, cujos participantes apresentam uma diversidade significativa de domínio e conhecimento musical. O trabalho pretendeu investigar se a criação de arranjos e composições poderia oferecer um espaço/condição de participação musical mais dinâmica e adequada às habilidades e potenciais musicais dos participantes, considerando tanto os desejos e capacidades individuais, como as de pequenos grupos que integralizam a orquestra. Autores como Araújo, Brandão e Freire foram utilizados para o referencial relativo aos processos educativos; Almada, Cooper, Sotelo, e outros foram referenciais para os aspectos musicais; Joly, Higgins, Kater, Koellreutter e outros foram autores base para os conceitos de educação musical. O objetivo principal foi descrever e compreender como uma ação dialógica na elaboração de arranjos e composições musicais para essa orquestra comunitária pode contribuir no processo de melhor participação e integração dos músicos nos ensaios e concertos. Foram considerados também como objetivos específicos: a melhoria das relações sociais e musicais no grupo comunitário; a elaboração de uma composição e um arranjo, mais adequados ao nível técnico dos participantes da orquestra; e a descrição das estratégias de escrita musical que possibilitaram a elaboração de partituras em níveis de execução adequados à orquestra em questão. A pesquisa se desenvolveu como um estudo de caráter qualitativo e foi utilizado o método de pesquisa-ação. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela observação participante e rodas de conversa, no intuito de observar os ensaios da orquestra e ouvir as percepções dos integrantes. Os resultados apontaram para os processos educativos decorrentes da prática musical coletiva, formação inicial dos/as musicistas, entre outros aspectos ligados à socialização e aprimoramento pessoal. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2405076987025980 | por |