Show simple item record

dc.contributor.authorFrancisco, Cristiane Pereira de Souza
dc.date.accessioned2018-05-09T22:43:24Z
dc.date.available2018-05-09T22:43:24Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.identifier.citationFRANCISCO, Cristiane Pereira de Souza. O eu, o outro e o nós: um caminho para compreender a diversidade na educação física escolar na perspectiva das crianças. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9938.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9938
dc.description.abstractThroughout its history, Physical Education has divided many people by excluding them from its training as they aim for healthy and strong bodies, due to ideas embedded in its concept. However, as well as the historical context, Physical Education has been changing to fit into this adjustment, which currently requires including “everybody” in its trainings. With this new context, I aimed to understand how Diversity has been addressed in School Physical Education classes; but I aimed to go beyond on what teachers, specialists and renowned authors say about such theme. I aim to consider Diversity from the view of children of the 1st grade of Elementary Scholl and answer to the following question: on the situations experienced in School Physical Education classes: how do they lead children to comprehend the Diversity around them? For them, what Diversity is? How do they live with such Diversity? These are three questions that complement each other within the same research field and that support our target, which is to understand and research Diversity around the universe of children of the 1st grade of Elementary Scholl during the trainings and conversations about School Physical Education. The method used was a qualitative research based on the participant observation and round table, aiming to collect information and carried out in the first semester of 2017 in a state school of Araraquara city. The information gathered with the children lead me to develop three categories, namely: me and the other; the Cultural Diversity around the children’s universe and the Cultural Diversity in Physical Education classes. Therefore, I could realize that, even before the challenge in School Physical Education classes, the Cultural Diversity around the children’s universe is clear in the social markers of diversity, such as skin color, height, weight and gender. In addition to these markers, other dialogues arise in conversations about the differences of race and ethnic relations and relations with special education, gender and religion. I also found that, for the children, Cultural Diversity has several meanings: from fun and playing to differences between people. All that surrounded by interactions that are not always easy to handle, where everybody wants to speak, even if they are not heard. Due to the Cultural Diversity, often their actions are not challenged; for this reason, they freely act to immediately solve questions and to continue playing or talking.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectChildreneng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectDiversityeng
dc.titleO eu, o outro e o nós: um caminho para compreender a diversidade na educação física escolar na perspectiva das criançaspor
dc.title.alternativeMe, the other and us: a path to comprehend diversity in school physical education from the children’s perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves, Fernando Donizete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3812723309905378por
dc.description.resumoA Educação Física, ao longo de sua história, segregou muitas pessoas, excluindo-as da sua prática por almejar corpos saudáveis e fortes, devido a ideologias enraizadas em sua concepção. Porém, assim como o contexto histórico, a Educação Física também foi se modificando na perspectiva de se adaptar a essa mudança, que hoje exige incluir "todos" em suas práticas. Com esse novo contexto, eu visava compreender como a Educação Física Escolar vem trabalhando o tema da Diversidade em suas aulas, mas busquei ir além do que os professores, especialistas e renomados autores dizem a respeito dessa temática. Vislumbrei olhá-la na perspectiva das crianças do 1º ano do ensino fundamental e responder as seguintes questões: as situações vivenciadas nas aulas de Educação Física Escolar permitem que as crianças compreendam a Diversidade que as rodeia? O que é Diversidade para elas? Como elas convivem com essa Diversidade? São três questões que se complementam e estão no mesmo universo de pesquisa, fundamentando meu objetivo, que inclui compreender e investigar a Diversidade que rodeia o universo das crianças do 1º ano de ensino fundamental durante as práticas e diálogos sobre a Educação Física Escolar. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, com apoio na observação participante e em rodas de conversa para coletar informações, sendo desenvolvida no primeiro semestre de 2017, em uma escola estadual da cidade de Araraquara. Os dados produzidos conjuntamente com as crianças me levaram à construção de três categorias, sendo elas: entre o eu e o outro; a Diversidade Cultural que rodeia o universo das crianças e a Diversidade Cultural presente nas aulas de Educação Física. Desse modo, consegui vislumbrar que, mesmo diante da adversidade das aulas de Educação Física Escolar, a Diversidade Cultural que rodeia o universo das crianças transparece nos demarcadores sociais da diferença, tais como, cor da pele, altura, peso, gênero. Apesar desses demarcadores, se materializam nos diálogos sobre as diferenças outros diálogos sobre relações étnico-raciais, relações com a educação especial, gênero e religião. Descobri também que Diversidade Cultural, para as crianças, possui muitos sentidos, partindo de diversão, passando pelo brincar e chegando às diferenças entre as pessoas. Tudo isso envolto em convivências nem sempre fáceis, nas quais todos querem falar, mesmo que não sejam ouvidos. Muitas vezes, suas ações, diante da Diversidade Cultural, não são questionadas e, por essa razão, agem de modo espontâneo, querendo resolver de imediato as questões e continuar brincando ou falando.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9314655403204888por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record