Show simple item record

dc.contributor.authorTorres, Jonathan Silva
dc.date.accessioned2018-05-14T20:04:23Z
dc.date.available2018-05-14T20:04:23Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.citationTORRES, Jonathan Silva. Aquisição de implicaturas escalares: considerações teóricas e experimentais com base em casos típicos e atípicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10003.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10003
dc.description.abstractAlmost 60 years ago, when H. P. Grice sketched a distinction between “presupposition” and “implicature” we can say that, even with its origins in analytic philosophy, modern linguistic pragmatics was born. The study of human communication had already received attention in philosophy by authors like John Austin and John Searle through the Speech Acts Theory and, although the latter had already proposed an account about the intentions of the speakers, present in the communicative acts, it is in the seminal work of Grice (1975) that intention is described in a systematic way, allied to linguistic phenomena. It is also in Grice’s work that the study of the implicatures begun, which has received attention from linguists until today under “scalar implicatures”. A number of theories have been proposed to try to account for the phenomenon and from the beginning of the twenty-first century, these theories have been increasingly put to the test by means of experimental studies in order to verify how the speakers, with either typical or atypical development, acquire or process these implicatures. This master’s thesis is committed to a presentation of these theories and related experiments in order to formulate a critical debate about its theoretical-experimental adequacy to account for the phenomenon.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso restritopor
dc.subjectImplicaturas escalarespor
dc.subjectAquisição da linguagempor
dc.subjectProcessamento linguísticopor
dc.subjectDesenvolvimento típicopor
dc.subjectDesenvolvimento atípicopor
dc.subjectScalar implicatureseng
dc.subjectLanguage acquisitioneng
dc.subjectLinguistic processingeng
dc.subjectTypical developmenteng
dc.subjectAtypical developmenteng
dc.titleAquisição de implicaturas escalares: considerações teóricas e experimentais com base em casos típicos e atípicospor
dc.title.alternativeAcquisition of scalar implicatures: experimental and theoretical considerations based on typical and atypical caseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Basso, Renato Miguel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6984826176670527por
dc.description.resumoHá quase 60 anos, quando H. P. Grice esboça uma distinção entre “pressuposição” e “implicatura”podemos dizer que, mesmo com berço na filosofia analítica, se origina a pragmática linguística moderna. O estudo da comunicação humana já havia recebido atenção na filosofia por autores como John Austin e John Searle por meio da Teoria dos Atos de Fala e, embora o último já tenha apresentado um recorte que levasse em conta as intenções dos falantes, presentes nos atos comunicativos, é no trabalho seminal de Grice (1975) que a intenção é descrita de forma sistemática, aliada a fenômenos linguísticos. É também no trabalho de Grice que se origina o estudo das implicaturas, recebendo atenção dos linguistas até hoje sob o recorte das “implicaturas escalares”. Uma série de teorias foram propostas para tentar dar conta do fenômeno e a partir do início do século XXI, cada vez mais essas teorias têm sido colocadas à prova por meio de estudos experimentais a fim de verificar como os falantes, tanto com desenvolvimento típico ou atípico, adquirem ou processam essas implicaturas. Esta dissertação se compromete com uma apresentação dessas teorias e dos experimentos relacionados a fim de formular um debate crítico sobre sua adequação teórico-experimental para dar conta do fenômeno.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1577240por
dc.ufscar.embargo24 meses após a data da defesapor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1205475251508276por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record