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dc.contributor.authorChieregatti, Amanda Aparecida
dc.date.accessioned2018-05-17T12:09:43Z
dc.date.available2018-05-17T12:09:43Z
dc.date.issued2018-03-09
dc.identifier.citationCHIEREGATTI, Amanda Aparecida. Mídium e gestão dos espaços canônico e associado nas plataformas colaborativas Wattpad e Widbook. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10053.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10053
dc.description.abstractThis study aims to understand the functioning of authorship in collaborative platforms, using the theoretical and methodological model proposed by Maingueneau (2012), with the notion of creator paratopia. This theory is used to indicate paradoxical belonging to the literary institution, which is understood in its inextricable relation with enunciative devices that make authorship possible. We analyzed Wattpad and Widbook, two collaborative platforms of self-publishing, which work as a shop window to user-authors (which we'll call scribes in this dissertation) to attract conventional publishers and give more credibility and legitimacy to authorship work. In a period in which the number of new reading practices is growing more and more because of new technologies, the printed book still seems to be responsible for giving a status of writer and work. We try to understand the medium influence (DEBRAY, 1991; MAINGUENEAU, 2012) in the way texts posted on these collaborative platforms are received and how medium affects scribes’ works, whose texts receive a nonprofessional editorial mediation by users of these platforms, called adjuvant scribes - user-readers that comment, make questions and suggestions, and therefore, exercise power over authoring production. With this study, we intend to understand how authorship management works in collaborative platforms, observing the interlacing of the creator paratopia instances - the person, writer and inscriber, as well as the management of canonic space and associate space, as these platforms force user-authors to be responsible for managing their production and what is said about it.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectParatopia criadorapor
dc.subjectPlataformas colaborativaspor
dc.subjectAutopublicaçãopor
dc.subjectLivropor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectCreative paratopiaeng
dc.subjectCollaborative platformseng
dc.subjectSelf-publishingeng
dc.subjectBookeng
dc.subjectReading practiceseng
dc.titleMídium e gestão dos espaços canônico e associado nas plataformas colaborativas Wattpad e Widbookpor
dc.title.alternativeMedium and authorship management on the collaborative platforms Wattpad and Widbookeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salgado, Luciana Salazar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206927424265495por
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende compreender o funcionamento da autoria em plataformas colaborativas, utilizando a noção de paratopia criadora, um modelo teórico-metodológico proposto por Maingueneau (2012) para indicar um pertencimento paradoxal à instituição literária, que é compreendida em sua relação inextricável com dispositivos enunciativos que a tornam possível. Tomamos como objeto de análise duas plataformas colaborativas de autopublicação, Wattpad e Widbook, que funcionam como uma vitrine dos usuários-autores (que chamaremos a partir de determinado ponto desta dissertação de escribas) para atrair editoras convencionais e, assim, conferir credibilidade e legitimidade ao texto autoral. Em um período em que é cada vez maior o número de práticas de escrita e leitura proporcionadas por diferentes tecnologias, o livro impresso parece ser, ainda, responsável por conferir o status de escritor. Buscamos, portando, compreender a influência do mídium (DEBRAY, 1993; MAINGUENEAU, 2012) no modo como os textos postados nessas plataformas colaborativas são recebidos e como isso afeta o trabalho desses escribas, cujos textos recebem uma mediação não institucionalizada, por meio do que chamamos de escribas adjuvantes, usuários-leitores que comentam, questionam, fazem sugestões e, dessa forma, exercem poder sobre a produção autoral. Pretendemos, com isso, compreender como funciona a gestão da autoria em plataformas colaborativas, observando o entrelaçamento das instâncias constitutivas da paratopia criadora, pessoa, escritor e inscritor, bem como a gestão do espaço canônico e o decorrente espaço associado, já que essas plataformas obrigam que o usuário-autor seja responsável pela gestão do que produz e, também, do que se diz sobre o que produz.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2016/02301-6por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/560573699907859por


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