dc.contributor.author | Paiva, Aline Fraiha | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T20:09:54Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T20:09:54Z | |
dc.date.issued | 2015-10-29 | |
dc.identifier.citation | PAIVA, Aline Fraiha. A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: problematizando o termo competência comunicativa intercultural. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10095. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10095 | |
dc.description.abstract | The term interculturality is increasingly in evidence in the studies focusing mainly on the
educational, political, economic and social contexts. Therefore, also in the field of foreign
language teaching and learning, there are many works based on intercultural issues (Byram,
2000; Fantini, 2000; Mendes, 2004). However, it is possible to identify different approaches,
and one of them which often stands out in discussions of the area is related to intercultural
(communicative) competence. In this work we aim to develop a reflection on the relationship
between the terms communicative competence and interculturality, in order to understand the
potential uses of the term intercultural (communicative) competence and its implications, and
to identify possible referrals for understanding the term interculturality in context of language
teaching and learning. This Applied Linguistics research is characterized as a bibliographical,
interdisciplinary and qualitative-interpretative based study. Through this research, we could
understand more deeply ideas as competence, intercultural (communicative) competence and
interculturality, and we have critically approached the relationship that has been established
between these terms in the field of foreign language teaching and learning, especially in the
context of Portuguese as a foreign/ second language. We believe that the discussions that
bring out the notion of interculturality are symptoms of a society that aims to build a common
horizon, so that the otherness can have its free space of expression assured. We understand,
therefore, that intercultural issues should not be restricted to the level of skills/ competences
in the practice of foreign language teaching. Interculturality could be understood as an
invitation to reflection and action committed to the difference and the (co)experiences that
take place inside and outside the classroom; a kind of driving force able to assist and guide
teachers in their pedagogical planning, in the approach adopted by them to develop the
communicative competence of their students, as well as in their attempt to raise students' and
the other agents' awareness in the learning process for a careful and respectful attitude
towards the “other”. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras | por |
dc.subject | Competência comunicativa | por |
dc.subject | Competência intercultural | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.subject | Foreign language teaching and learning | eng |
dc.subject | Communicative competence | eng |
dc.subject | Intercultural competence | eng |
dc.subject | Interculturality | eng |
dc.title | A interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras: problematizando o termo competência comunicativa intercultural | por |
dc.title.alternative | Interculturality in foreign language teaching: problematizing the term intercultural communicative competence | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Viana, Nelson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6252579012192711 | por |
dc.description.resumo | O termo interculturalidade apresenta-se cada vez mais em evidência nos estudos que se
ocupam, principalmente, dos contextos educacional, político, econômico e social. Por esse
motivo, também no campo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE) observam-se
muitos trabalhos que se pautam nas questões interculturais (Byram, 2000; Fantini, 2000;
Mendes, 2004). No entanto, é possível identificarmos diferentes enfoques, sendo que um
frequentemente abordado nas discussões da área é o referente à competência (comunicativa)
intercultural. Assim, neste trabalho temos por objetivo desenvolver uma reflexão a respeito
da relação entre os termos competência comunicativa e interculturalidade, a fim de
compreendermos as possibilidades de uso do termo competência (comunicativa) intercultural
e suas implicações, bem como apontar possíveis encaminhamentos para a compreensão do
termo interculturalidade em contexto de ensino-aprendizagem de línguas. Esta pesquisa
insere-se no campo teórico da Linguística Aplicada (LA), caracterizando-se como um estudo
bibliográfico, interdisciplinar e de base qualitativo-interpretativista. Por meio deste estudo,
foi possível compreender com maior profundidade ideias como competência, competência
(comunicativa) intercultural e interculturalidade, e questionar a relação que vem sendo
estabelecida entre esses termos na área de ensino e aprendizagem de LE, especialmente no
contexto de português como língua estrangeira/ segunda língua. Consideramos que as
discussões que fazem emergir a noção de interculturalidade são sintomas de uma sociedade
que almeja a construção de um horizonte comum para que a alteridade tenha seu espaço de
manifestação livre assegurado. Entendemos, portanto, que as questões de ordem intercultural
não deveriam ser restritas ao plano das competências na prática didático-pedagógica de LE. A
interculturalidade poderia ser compreendida como um convite à reflexão e a ações
comprometidas com a diferença, com as (con)vivências que se estabelecem em sala de aula
e/ou fora dela; uma espécie de força motriz capaz de auxiliar e orientar docentes em seu
planejamento pedagógico, na abordagem adotada pelos mesmos para desenvolver a
competência comunicativa de seus alunos, bem como capaz de sensibilizar todos os
envolvidos nesse processo para um olhar mais atento e comprometido com o “outro”. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9268742377116759 | por |