dc.contributor.author | Bellini, Mariana Bezerra | |
dc.date.accessioned | 2018-05-21T23:17:41Z | |
dc.date.available | 2018-05-21T23:17:41Z | |
dc.date.issued | 2018-02-22 | |
dc.identifier.citation | BELLINI, Mariana Bezerra. Ensino e aprendizagem de língua espanhola: a motivação de adolescentes de um Centro de Estudos de Línguas. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10098. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10098 | |
dc.description.abstract | Motivation is considered an important variable in the process of learning a foreign language. The nature of students' motivation is complex and variable, and can be influenced by internal factors, specific to the learner, and external factors related to their school context. In this scenario, we consider that actions of the teachers can favor the motivation of the students during the class. We established as objectives of this research: to investigate how motivational strategies can be applied in the Spanish classes and to analyze how the teacher can contribute to promote and/or maintain the motivation of the students. This work is based on the concepts of motivation in foreign language learning (PINTRICH and SCHUNK, 1996; GARDNER, 2001 and DÖRNYEI and OTTÓ, 1998). It is also based on the concept of motivational strategies in language classes (DÖRNYEI, 2001). This is a qualitative research and was carried out based on the action-research methodology. The data were generated in a Center of Language Studies in the State of São Paulo and the participants were 08 students of Spanish as a foreign language and their teacher who is also the researcher. The following instruments were used to produce the data: questionnaire, student-participant and teacher-researcher diaries. The results show a number of factors that influence the students' motivation. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.subject | Estratégias motivacionais | por |
dc.subject | Motivación | spa |
dc.subject | Enseñanza | spa |
dc.subject | Aprendizaje | spa |
dc.subject | Lengua española | spa |
dc.subject | Estrategias motivacionales | spa |
dc.title | Ensino e aprendizagem de língua espanhola: a motivação de adolescentes de um Centro de Estudos de Línguas | por |
dc.title.alternative | Enseñanza y motivación de lengua española: la motivación de adolescentes de un Centro de Estudios de Lenguas | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Yokota, Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9230517686993400 | por |
dc.description.resumo | A motivação é considerada um importante elemento no processo de aprendizagem de língua estrangeira. A natureza da motivação dos estudantes é complexa e variável, podendo ser influenciada por fatores internos, próprios do aprendiz, e externos, relacionados ao seu contexto escolar. Nesse cenário, consideramos que as ações dos professores podem favorecer a motivação dos estudantes durante a aula. Estabelecemos como objetivos desta pesquisa: investigar como as estratégias motivacionais podem ser aplicadas nas aulas de língua espanhola e analisar de que forma o professor pode contribuir para promover e/ou manter a motivação dos alunos. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de motivação na aprendizagem de língua estrangeira (PINTRICH E SCHUNK, 1996; GARDNER, 2001 e DÖRNYEI E OTTÓ, 1998). O trabalho também está embasado na concepção das estratégias motivacionais nas aulas de línguas (DÖRNYEI, 2001). Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada com base na metodologia de pesquisa-ação. Os dados foram gerados em um Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo e participaram 08 estudantes de língua espanhola e a professora-pesquisadora. Para a produção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, diários dos alunos-participantes e da professora-pesquisadora. Os resultados apontam para uma série de fatores que influenciam a motivação dos estudantes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8640353299679616 | por |