Show simple item record

dc.contributor.authorSant Anna, Telma Gomes Novato
dc.date.accessioned2018-08-16T18:13:25Z
dc.date.available2018-08-16T18:13:25Z
dc.date.issued2018-05-11
dc.identifier.citationSANT ANNA, Telma Gomes Novato. Leitura e escrita como ato responsável: uma experiência de ensino/aprendizagem à luz da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10371.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10371
dc.description.abstractThe present PhD research aims to investigate the reading of literary texts and the writing of texts as an active-responsive understanding of the texts read in the daily school life. The work was developed in a narrative and autobiographical approach, based on the theoretical contributions of the Bakhtin studies. In the professional narrative of the researcher the forms of seeing and conceiving the language during its 32 years of teaching are evident. The conceptions of language defined the way of being a student and teacher of Portuguese Language. By going through the three ways of conceiving language: Language is the expression of thought; Language is an instrument of communication and Language is a form or process of interaction and its methodological implications in the teaching / learning of Portuguese language, the researcher brings reflections on the teaching / learning of Portuguese Language in each mode. Only in the last decade, the researcher positions herself consciously when proposing a teaching / learning experience of reading a literary text: Romance genre for students of the ninth grade of Elementary School in a public school of a large municipality in the interior of the state of São Paulo with the intention of bringing a reflection on why work with literary texts in school everyday and what benefits can bring to improve the practice of reading literary texts and written as counterwords in the classroom, anchored in Bakhtinian interactionism. The experiment generated a significant number of documents from which the survey data was collected. These data were analyzed from the narrative methodology based on the Bakhtinian contributions, which places in the center the subject of language, the conditions of production of discourse, the social, the relations of meaning constructed between the interlocutors, dialogia, argumentation, exotopia and the importance of the presence of the textoliterary in the classroom.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectLeitura literáriapor
dc.subjectCompreensão responsivapor
dc.subjectProdução de textospor
dc.subjectTeaching portuguese languageeng
dc.subjectLiterary readingeng
dc.subjectResponsive comprehensioneng
dc.subjectText production.eng
dc.titleLeitura e escrita como ato responsável: uma experiência de ensino/aprendizagem à luz da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtinpor
dc.title.alternativeReading and writing as a responsible act: a teaching / learning experience in light of the Bakhtin Circle language philosophyeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Moura, Maria Isabel de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7089011529083708por
dc.description.resumoA presente pesquisa de doutorado propõe-se a investigar sobre a leitura de textos literários e a escrita de textos como uma compreensão ativo-responsiva dos textos lidos no cotidiano escolar. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem narrativa e autobiográfica, fundamentada nos aportes teóricos dos estudos bakhtinianos. Na narrativa profissional da pesquisadora ficam evidentes as forma de ver e conceber a linguagem ao longo de seus 32 anos de docência. As concepções de linguagem definiram seu caminho de ser aluna e professora de Língua Portuguesa. Ao percorrer pelos três modos de conceber a linguagem: Linguagem é a expressão do pensamento; Linguagem é instrumento de comunicação e Linguagem é uma forma ou processo de interação e suas implicações metodológicas no ensino∕aprendizagem de língua portuguesa, a pesquisadora traz reflexões sobre o ensino∕aprendizagem de Língua portuguesa em cada modo. Somente na última década, a pesquisadora se posiciona conscientemente ao propor uma experiência interacionista de ensino∕aprendizagem de leitura de um texto literário: gênero romance para alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um grande município do interior do estado de São Paulo com o intuito de trazer uma reflexão sobre o porquê de se trabalhar com textos literários no cotidiano escolar e quais benefícios podem trazer para melhorar a prática de leitura de textos literários e escrita como contrapalavras em sala de aula, ancorada no interacionismo bakhtiniano. A experiência gerou um número significativo de documentos de onde foram recolhidos os dados da pesquisa. Estes dados foram analisados a partir da metodologia narrativa com base nos aportes bakhtinianos, que coloca no centro o sujeito da linguagem, as condições de produção do discurso, o social, as relações de sentido construídas entre os interlocutores, a dialogia, a argumentação, exotopia e a importância da presença do texto literário em sala de aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2263321059248030por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record