dc.contributor.author | Guedes, Roberta de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T19:48:22Z | |
dc.date.available | 2018-09-05T19:48:22Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | GUEDES, Roberta de Oliveira. Relações entre autenticidade e motivação no desenvolvimento da produção escrita por jovens aprendizes de língua estrangeira (inglês), a partir do gênero notícias de jornal. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10436. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10436 | |
dc.description.abstract | When studying the literature in the area of teaching and learning languages, two multifaceted
and meaningful concepts can be identified, they are authenticity (GILMORE, 2007)
and motivation (DÖRNYEI, 2001; VIANA, 1990). Concerning the integration of both
themes, Gilmore (2007) points out that, although there is common belief about the motivating
potential of authentic materials, there is little empirical support for stating the existence of this
relationship. This research investigates which relations may be established between
authenticity and motivation through the development of activities that focus on the genre
newspaper report in the English language classrooms for learners who participate in an
extension program at a Federal University in Sao Paulo State. The choice of this genre as a
combination of both theories was made based on its relevance in the New Curriculum
Proposals for the State of São Paulo and also due to the lack of studies that guide the
pedagogical practice in the development of meaningful activities through genre. (OLIVEIRA,
2010). Therefore, based on the data analysis and the conclusion of this study, it is possible to
verify how through the genre newspaper reports it is possible to integrate authenticity and
motivation, reflecting on students-participants‘ behavior, their written productions and in the
teaching and learning of languages. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Autenticidade | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Gênero notícias de jornal | por |
dc.subject | Habilidade escrita | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de línguas | por |
dc.subject | Authenticity | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | Newspaper report genre | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject | Teaching and learning languages | eng |
dc.title | Relações entre autenticidade e motivação no desenvolvimento da produção escrita por jovens aprendizes de língua estrangeira (inglês), a partir do gênero notícias de jornal | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Augusto-Navarro, Eliane Hercules | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5716027350340906 | por |
dc.description.resumo | Ao estudarmos a literatura da área de ensino e aprendizagem de línguas, deparamo-nos
com dois conceitos multifacetados e significativos, trata-se da autenticidade (GILMORE,
2007) e motivação (DÖRNYEI, 2001; VIANA, 1990). No que diz respeito à integração dos
dois temas, Gilmore (2007) assevera que, embora haja uma crença generalizada no potencial
motivador de materiais autênticos, encontramos pouco suporte empírico para a afirmação da
existência dessa relação. Esta pesquisa investiga quais relações podem ser estabelecidas entre
autenticidade e motivação por meio do desenvolvimento de atividades que privilegiam o
gênero notícias de jornal na sala de aula de Língua Inglesa direcionada a aprendizes,
participantes de um projeto de extensão de uma Universidade Federal do Estado de São Paulo.
A escolha do gênero em questão como nexo combinatório das duas teorias se deu devido a
sua presença na Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) e à falta de
trabalhos que orientem a prática pedagógica no desenvolvimento de atividades significativas
por meio dele (OLIVEIRA, 2010). Assim, a partir dos dados analisados e da conclusão deste
estudo, é possível verificar como o gênero notícias de jornal possibilita a integração da
autenticidade e da motivação, refletindo no comportamento dos alunos participantes, nas
produções escritas e no ensino e aprendizado de línguas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3550330854095084 | por |