Show simple item record

dc.contributor.authorGuedes, Roberta de Oliveira
dc.date.accessioned2018-09-05T19:48:22Z
dc.date.available2018-09-05T19:48:22Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationGUEDES, Roberta de Oliveira. Relações entre autenticidade e motivação no desenvolvimento da produção escrita por jovens aprendizes de língua estrangeira (inglês), a partir do gênero notícias de jornal. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10436.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10436
dc.description.abstractWhen studying the literature in the area of teaching and learning languages, two multifaceted and meaningful concepts can be identified, they are authenticity (GILMORE, 2007) and motivation (DÖRNYEI, 2001; VIANA, 1990). Concerning the integration of both themes, Gilmore (2007) points out that, although there is common belief about the motivating potential of authentic materials, there is little empirical support for stating the existence of this relationship. This research investigates which relations may be established between authenticity and motivation through the development of activities that focus on the genre newspaper report in the English language classrooms for learners who participate in an extension program at a Federal University in Sao Paulo State. The choice of this genre as a combination of both theories was made based on its relevance in the New Curriculum Proposals for the State of São Paulo and also due to the lack of studies that guide the pedagogical practice in the development of meaningful activities through genre. (OLIVEIRA, 2010). Therefore, based on the data analysis and the conclusion of this study, it is possible to verify how through the genre newspaper reports it is possible to integrate authenticity and motivation, reflecting on students-participants‘ behavior, their written productions and in the teaching and learning of languages.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAutenticidadepor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectGênero notícias de jornalpor
dc.subjectHabilidade escritapor
dc.subjectEnsino e aprendizagem de línguaspor
dc.subjectAuthenticityeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectNewspaper report genreeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectTeaching and learning languageseng
dc.titleRelações entre autenticidade e motivação no desenvolvimento da produção escrita por jovens aprendizes de língua estrangeira (inglês), a partir do gênero notícias de jornalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716027350340906por
dc.description.resumoAo estudarmos a literatura da área de ensino e aprendizagem de línguas, deparamo-nos com dois conceitos multifacetados e significativos, trata-se da autenticidade (GILMORE, 2007) e motivação (DÖRNYEI, 2001; VIANA, 1990). No que diz respeito à integração dos dois temas, Gilmore (2007) assevera que, embora haja uma crença generalizada no potencial motivador de materiais autênticos, encontramos pouco suporte empírico para a afirmação da existência dessa relação. Esta pesquisa investiga quais relações podem ser estabelecidas entre autenticidade e motivação por meio do desenvolvimento de atividades que privilegiam o gênero notícias de jornal na sala de aula de Língua Inglesa direcionada a aprendizes, participantes de um projeto de extensão de uma Universidade Federal do Estado de São Paulo. A escolha do gênero em questão como nexo combinatório das duas teorias se deu devido a sua presença na Nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) e à falta de trabalhos que orientem a prática pedagógica no desenvolvimento de atividades significativas por meio dele (OLIVEIRA, 2010). Assim, a partir dos dados analisados e da conclusão deste estudo, é possível verificar como o gênero notícias de jornal possibilita a integração da autenticidade e da motivação, refletindo no comportamento dos alunos participantes, nas produções escritas e no ensino e aprendizado de línguas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3550330854095084por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record