Mostrar el registro sencillo del ítem
Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção obrigatória e a desconstrução necessária
dc.contributor.author | Santos, Welson Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T23:16:31Z | |
dc.date.available | 2018-09-17T23:16:31Z | |
dc.date.issued | 2015-05-26 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Welson Barbosa. Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção obrigatória e a desconstrução necessária. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10475. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10475 | |
dc.description.abstract | The purpose of this thesis is to contribute to the edification of knowledge concerning the construction of youth masculinity. The hypothesis is that heterosexuality needs homosexuality for its own strengthening and that by accusing, signaling and judging the "less" or non-hegemonic male, or the homosexual, it reinforces itself. Established by cultural experiences, masculinity is built through social relationships and communication in places such as school and the internet. So, to connect both of these spaces methodologically, the study initially includes 600 subjects, both male and female, of two educational institutions in the municipal of Uberaba-MG, Brazil. From this particular group only 200 males, between ages 14 to 16, were identified and invited to continue taking part in the study. The students were asked several objective questions which led to the identification of 17 out of the 200 subjects. The use of communication through social networks with the identified males allowed for the observation of their speech and expressions, which has been used as reinforcement and reference for this discussion. So referenced, conceivable understandings of social components and procedures of the formation of male adolescents’ identity and the independence between each category have risen. Furthermore this thesis attempts to contribute to the understanding of how masculinities in adolescence are determined, experienced and inherited | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Heteronormatividade | por |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Heteronomativity | eng |
dc.subject | Masculinity | eng |
dc.subject | Sexuality | eng |
dc.subject | Adolescence | eng |
dc.title | Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção obrigatória e a desconstrução necessária | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Dinis, Nilson Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9901790534758296 | por |
dc.description.resumo | O objetivo dessa tese é contribuir para a edificação de saberes sobre a construção da masculinidade adolescente frente à heteronormatividade. Parto da hipótese de que a heterossexualidade precisa da homossexualidade para seu fortalecimento e, na medida em que acusa, sinaliza e condena o “menos” masculino, o homossexual ou a masculinidade não hegemônica, ela se fortalece. Inscritas por meio de experiências culturais, as masculinidades têm sido edificadas pelo discurso e através de relações sociais, em espaços como a escola e a internet. Assim, buscando metodologicamente articular essas duas esferas, o trabalho envolveu inicialmente 600 sujeitos do sexo masculino e feminino de duas instituições de ensino localizadas no Município de Uberaba–MG. Do grupo citado, foram identificados e convidados a continuar participando do trabalho somente 200 estudantes do sexo masculino de 14 a 16 anos. O adotar de um questionário objetivo com esses 200 sujeitos possibilitou a identificação de 17 deles. O uso de rede social virtual com o grupo identificado permitiu a observação de suas falas e discursos, sendo material usado no fortalecimento e referência da discussão aqui desenvolvida. A partir do material colhido, foram buscados possíveis entendimentos dos componentes e processos sociais de constituição das identidades de adolescentes do sexo masculino e interdependências entre as categorias que foram levantadas. Ainda, a discussão pretende contribuir no entendimento de como as masculinidades na adolescência são determinadas, vivenciadas e repassadas | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8599430884006372 | por |