Show simple item record

dc.contributor.authorSoares, Thiago Barbosa
dc.date.accessioned2018-09-21T23:42:22Z
dc.date.available2018-09-21T23:42:22Z
dc.date.issued2018-09-18
dc.identifier.citationSOARES, Thiago Barbosa. Vozes do sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10489.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10489
dc.description.abstractThis paper analyzes discourses about what can be called the voices of success produced and / or conveyed by the great contemporary Brazilian media. More precisely, we describe and interpret the process of meaning production in statements made and formulated by Brazilian media discourses that manifestly deal with the voice of subjects whose success stems from their vocal performance, especially in the context of music. Thus, when we consider the postulate of the Discourse Analysis formulated by Pêcheux (2009) that subject and meaning are at the same time constituted in the historical movement, we understand that the words about the voice of success produce, at the same time, the senses and the subjects inside. Before this picture, we investigate what is said and how the voice is stated in the discourse of success in the current Brazilian society and the differences in the treatment of the voice of those who figure in the media world. Specifically, we aim to understand what distinctions may exist in terms of the production of meanings of the voices of success when disseminated by specialized or traditional, conservative or progressive vehicles of medium and large circulation. To do so, we analyzed a corpus consisting of texts from Rolling Stone, Billboard, Carta Capital e Veja and the Folha de São Paulo and O Estado de S. Paulo newspapers, published between January 2010 and December 2015. From this, we verified which is said of the voice, especially in the mainstream media, in order to reproduce inequalities and support various effects of sense of success in texts with massive circulation. In view of this, we find that there is a silencing of stigmatized voices within the media universe and, as one of its repercussions, there is a symbolic constellation in the collective imaginary, on which the reproduction of the statements of the voices of media success weighs. We observe the existence of a vocal aesthetic whose origin is at the junction of the cultural entertainment industry with the mainstream media, aiming at the dissemination of the voices of success. The methodological procedures adopted in the development of this study are based on qualitative research, in the realization of which we seek to identify regularities / irregularities, continuities and discontinuities of linguistic-discursive units of utterances within relatively distinct ideological orientations concerning speeches about subjects' voices of media success.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectVozpor
dc.subjectSucessopor
dc.subjectAnálisis del discursospa
dc.subjectMediosspa
dc.subjectVozspa
dc.subjectEl éxitospa
dc.titleVozes do sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporâneapor
dc.title.alternativeVoces del éxito: un análisis de los discursos sobre los vicios y virtudes de la voz en los medios brasileños contemporáneosspa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Piovezani Filho, Carlos Félix
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1677609008094603por
dc.description.resumoEste trabalho analisa discursos sobre o que se pode chamar de as vozes do sucesso produzidos e/ou veiculados pela grande mídia brasileira contemporânea. Mais precisamente, descrevemos e interpretamos o processo de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados pelos discursos midiáticos brasileiros que tratam manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre em princípio de seu desempenho vocal, especialmente no âmbito da música. Desse modo, ao considerarmos o postulado da Análise do Discurso formulado por Pêcheux (2009) de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo no movimento histórico, entendemos que os dizeres acerca da voz de sucesso produzem, a um só tempo, os sentidos e os sujeitos em seu interior. Ante esse quadro, investigamos o que se diz e como é enunciada a voz no discurso do sucesso na atual sociedade brasileira e as diferenças no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no mundo midiático. Em específico, objetivamos depreender quais distinções podem existir no tocante à produção de sentidos das vozes de sucesso quando difundidas por veículos especializados ou tradicionais, conservadores ou progressistas de média e grande circulação. Para tanto, analisamos um corpus constituído por textos das revistas Rolling Stone, Billboard, Carta Capital e Veja e dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de S. Paulo, publicados entre janeiro de 2010 e dezembro de 2015. A partir disso, verificamos que se diz da voz, sobretudo na grande mídia, para, através dela, reproduzir desigualdades e sustentar diversos efeitos de sentido do sucesso em textos de massiva circulação. Em vista disso, averiguamos haver um silenciamento de vozes estigmatizadas no interior do universo midiático e, como uma de suas repercussões, encontra-se uma constelação simbólica no imaginário coletivo, sobre as quais pesa a reprodução dos enunciados das vozes do sucesso midiático. Observamos a existência de uma estética vocal cuja origem está na junção da indústria de entretenimento cultural com a grande mídia, visando à disseminação das vozes do sucesso. Os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento deste estudo têm como base a pesquisa qualitativa, na realização da qual buscamos identificar regularidades/irregularidades, continuidades e descontinuidades de unidades linguístico-discursivas dos enunciados no interior de orientações ideológicas relativamente distintas concernentes aos discursos acerca da voz dos sujeitos do sucesso midiático.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8919327601287308por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record