dc.contributor.author | Batista, Raquel Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2018-10-01T17:18:29Z | |
dc.date.available | 2018-10-01T17:18:29Z | |
dc.date.issued | 2018-02-05 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, Raquel Aparecida. Fotonarrativas de professoras da educação infantil sobre gênero: uma análise a partir das práticas pedagógicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10530. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10530 | |
dc.description.abstract | The present paper shows a master’s research developed in the Postgraduate in Education Studies Program from the Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Sorocaba Campus, linked to the research group Núcleo de Estudos e de Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN). The research brings the approximation of two thematic: the pedagogical practice and the gender whose study object is the pedagogical practice of three teachers of an early childhood education center in the city of Campinas, São Paulo, and the researcher’s practice. The issue that guides the development of this research starts with the following questioning: which perceptions of gender are revealed in photonarratives of pedagogical practices of the teachers of early childhood education? To answer such question, the study structures itself in the qualitative perspective and used as data production the construction of narratives from photos of the pedagogical practices of the research participant teachers. As methodological theoretical reference the study considers the contributions of: Ariés (1981), Leite (2011), Kuhlmann (2000, 2005, 2007), Kramer (1995), Faria (2006, 2011), Oliveira (2007, 2012), Postman (1999) to discuss early childhood education and childhood; Scott (1995) and Nicholson (2000), Finco (2003, 2004, 2010), Louro (2011), Moreno (1999), Sayão (2003) for gender as a category of analysis and gender in early childhood education. The discussion about pedagogical practices in this research is endorsed by authors such as Nóvoa (1992-1995), Tardif (2002), Sacristán (1995) and Veiga (1992); Josso (2004, 2007), Nóvoa (1995), Sicardi (2008, 2015) and Passegi (2006) for the work with narratives as an investigative method. It is intended, with the results of the research, to propose to the teachers of the studied institution reflections about practice facing the gender issues. The results point that the perceptions about gender of the studied teachers in some moments evidence prioritization of biological aspects and in others, social aspects. However, the pedagogical practices reveal that even inserted in a hegemonic and binary pattern, there is a conscious intention from them to break some hegemonic models, with fears, the prejudices and to promote practices that show gender equality. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Fotonarrativas | por |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Childhood | eng |
dc.subject | Early Childhood Education | eng |
dc.subject | Photonarratives | eng |
dc.title | Fotonarrativas de professoras da educação infantil sobre gênero: uma análise a partir das práticas pedagógicas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9746628149674449 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba, vinculada ao grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e de Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN). A pesquisa traz a aproximação de duas temáticas: a prática pedagógica e o gênero cujo objeto de estudo é a prática pedagógica de três professoras de um Centro de Educação Infantil no município de Campinas, estado São Paulo e a prática da pesquisadora. A problemática que orienta o desenvolvimento desta pesquisa parte do seguinte questionamento: Quais percepções de gênero se revelam nas fotonarrativas de práticas pedagógicas das professoras de Educação Infantil? Para responder tal questão o estudo estrutura-se dentro da perspectiva qualitativa e utilizou-se como produção de dados a construção de narrativas a partir de fotografias da prática pedagógica das docentes participantes da pesquisa. Como referencial teórico metodológico considera as contribuições de: Ariés (1981), Leite (2011), Kuhlmann (2000, 2005, 2007), Kramer (1995), Faria (2006, 2011), Oliveira (2007, 2012), Postman (1999) para discutir Educação Infantil e infância; Scott (1995) e Nicholson (2000), Finco (2003,2004, 2010), Louro (2011), Moreno (1999), Sayão (2003) para gênero como categoria de análise e gênero na educação infantil. A discussão sobre prática pedagógica nesta pesquisa é defendida por autores como Nóvoa (1992-1995), Tardif (2002), Sacristán (1995) e Veiga (1992); Josso (2004, 2007), Nóvoa (1995), Sicardi (2008, 2015) e Passegi (2006) para o trabalho com narrativas como um método investigativo. Pretende-se com os resultados da pesquisa propor ás professoras da instituição pesquisada reflexões sobre prática frente às questões de gênero. Os resultados evidenciam que as percepções sobre de gênero das professoras pesquisadas em alguns momentos demonstram priorizar aspectos biológicos, em outros aspectos sociais. No entanto, as práticas pedagógicas revelam que, mesmo inseridas em um padrão hegemônico e binário, existe por parte delas a intenção consciente de romper com certos modelos hegemônicos, com os medos, os preconceitos e promover práticas que demonstram equidade de gênero. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0632473335973968 | por |