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dc.creatorAlmenara, Gilsemara Vasques Rodrigues
dc.date.accessioned2018-10-05T18:47:07Z
dc.date.available2018-10-05T18:47:07Z
dc.date.issued2018-09-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10552
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the main mechanisms and strategies that guide the democratic management influence starting from the organization and operation of the Municipal Educational Council of Sorocaba/SP (C.M.E.SO) on the perception of its counselors. The methodological path is preliminarily a bibliographic survey on the specialized literature on the subject and through the Bank of CAPES based on the theses and dissertations from 2006 to 2016 amounting to 32 dissertations and 3 PhD theses. A qualitative approach was used, and data collected by means of analyzing the content based on the works of Bardin (1977, 2010, 2011), relative to the records and sayings of the respondents. The procedures used for data collection includes: 1. Script of the Respondent who submitted questions related to personal training and representation in C.M.E.SO; 2. Preliminary Survey Script, which contextualizes the city of Sorocaba/SP and the C.M.E.SO as to your organization and functioning; 3. Semi-structured interview script directed to the municipal education directors held with five advisers having as a criterion of choice of respondents, advisers who participated in the development of PME and that remained on the C.M.E.SO later. The study as a whole made possible to conclude that over the 10 years investigated, the C.M.E.SO sought its autonomy and participation on the municipal education through its normative functions, deliberative and advisory bodies. It’s notable that on the respondent’s speech that the Agency presents sharp dependency of the government, regarding the structural issues, such as: budget to its own actions, physical structure for its operation and targeting guidelines in relevant educational issues. The guiding democratic management axis must still be well worked by the Council, in spite of the increased access that had occurred in the last decade. It is worth noting that a model project of social education has only space by mobilizations and actions of our citizens, albeit represented, that charge and want to understand and act on the contexts and movements of the city’s educational system.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectConselhos Municipais de Educaçãopor
dc.subjectQualidade da educação socialmente referenciadapor
dc.subjectSorocaba/SPpor
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopor
dc.subjectSchool management and organizationeng
dc.subjectQuality of education socially referencedeng
dc.subjectMunicipal Council of Educationeng
dc.titleO Conselho Municipal de Educação de Sorocaba/SP: A gestão democrática e a busca pela qualidade socialmente referenciadapor
dc.title.alternativeThe Municipal Council of education of Sorocaba/SP: democratic management to request for the socially referenced qualityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535607952837426por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi o de analisar os principais mecanismos e estratégias que orientam a indução da gestão democrática a partir da organização e funcionamento do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba/SP (C.M.E.SO) na percepção dos conselheiros. O percurso metodológico constitui-se preliminarmente de um levantamento bibliográfico na literatura especializada sobre a temática e por meio do Banco da CAPES em nível de teses e dissertações de 2006 a 2016 em número de 32 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. Utilizou-se a abordagem qualitativa e o tratamento de dados por meio da análise de conteúdo a partir das obras de Bardin (1977, 2010, 2011), concernente às Atas e fala dos respondentes. Os procedimentos utilizados para coleta de dados incluíram: 1. Roteiro de Caracterização do Respondente, que apresentou questões relacionadas à formação pessoal e representatividade no C.M.E.SO; 2. Roteiro Preliminar de Sondagem do Conselho, que contextualiza a cidade de Sorocaba/SP e a atuação do C.M.E.SO quanto à sua organização e funcionamento; 3.Roteiro Semiestruturado de Entrevista direcionada aos Conselheiros Municipais de Educação, realizada com cinco conselheiros tendo como critério de escolha dos respondentes, conselheiros que participaram da elaboração do PME e que permaneceram C.M.E.SO posteriormente. O estudo como um todo possibilitou inferir, que ao longo dos dez anos investigados, o C.M.E.SO buscou sua autonomia e participação na educação municipal por meio de das funções normativas, deliberativas e consultivas. É de se destacar na fala dos respondentes que o órgão apresenta acentuada dependência do executivo municipal, no que tange a questões estruturais como: verba própria suas ações, estrutura física para o seu funcionamento e direcionamento de pautas em assuntos educacionais relevantes. O eixo orientador da gestão democrática ainda precisa ser bem trabalhado no conselho, a despeito de aberturas que vem ocorrendo na última década. Vale destacar que um projeto de educação socialmente referenciada somente tem espaço pela mobilização e ação dos cidadãos, ainda que de forma representada, que cobram e querem compreender e agir na contexto e movimento da lógica educacional do município.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus SOROCABA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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