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dc.contributor.authorSantos, Ana Cecília Fernandez dos
dc.date.accessioned2018-11-12T21:47:06Z
dc.date.available2018-11-12T21:47:06Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Cecília Fernandez dos. Análise de competências espontâneas producente e pouco producente de aprendizes de língua inglesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10662.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10662
dc.description.abstractIn the past few years, many undergraduate and graduate students from a federal university in the interior of São Paulo state said they used different procedures to study English outside the classroom. In 2015, we proposed students of the 1st year of the Letters Portuguese/English course to write how they had learned English. All the answers showed that they had studied through television series, music, movies, games and the internet. Regarding this, students’ learning strategies (PAIVA, 2005), competences (ALMEIDA FILHO, 2016) and beliefs (BARCELOS, 2004) were investigated. However, we believe that these elements are related to the Spontaneous Competence (ALMEIDA FILHO, 2014). Considering this, we intend to comprehend the characteristics of the productive Spontaneous Competence. This qualitative and exploratory research (SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009; SELIGER e SHOHAMY, 1989) was developed with Library and Information Science undergraduate students from a federal university in the state of São Paulo. They answered a questionnaire; they wrote a narrative; they had been observed in their English for Specific Purposes class; and their activities were analyzed. The data showed that different levels/types of motivation, affectivity, informal knowledge, learning strategies, attitudes, actions and other elements contributed to characterize this kind of competence.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCompetência espontâneapor
dc.subjectAprendizespor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectSpontaneous competenceeng
dc.subjectLearnerseng
dc.subjectEnglisheng
dc.titleAnálise de competências espontâneas producente e pouco producente de aprendizes de língua inglesapor
dc.title.alternativeAnalyses of productive and less productive spontaneous competences in english language learnerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbirato, Rita de Cassia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962819573963727por
dc.description.resumoNos últimos anos, percebemos que vários alunos da graduação e pós-graduação de uma universidade do interior do estado de São Paulo declaravam utilizar diferentes procedimentos para estudar a Língua Inglesa fora de sala de aula. Em 2015, pedimos para alunos do primeiro ano de Licenciatura em Letras Português/Inglês da mesma universidade escreverem narrativas sobre como haviam aprendido inglês. Obtivemos, assim, diferentes respostas, mas que apresentavam um aspecto em particular: a maioria dos alunos afirmavam manter contato ou estudar a língua a partir de séries de televisão, músicas, filmes, videogames, jogos online e pela internet. No que tange a esse assunto, estratégias de aprendizagem (PAIVA, 2005), competências (ALMEIDA FILHO, 2016) e crenças (BARCELOS, 2004) de diferentes alunos foram investigadas. Entretanto, defendemos que esses elementos relacionam-se com algo maior: a Competência Espontânea de aprender (ALMEIDA FILHO, 2014). Considerando esse panorama, buscamos melhor compreender as características da Competência Espontânea considerada producente. Esta pesquisa, de natureza qualitativa (SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009; SELIGER e SHOHAMY, 1989) e exploratória, foi realizada com alunos universitários do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação de uma universidade federal do interior do estado de São Paulo. Eles responderam a um questionário; escreveram uma narrativa; foram observados nas aulas de Inglês Instrumental; e suas produções foram analisadas. Os dados mostraram que diferentes níveis de motivação, afetividade, conhecimento informal, estratégias de aprendizagem, atitudes, ações e outros elementos contribuíram para caracterizar esse tipo de competência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5457911781248408por


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