Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, Luciana Rugoni
dc.date.accessioned2018-11-22T11:37:50Z
dc.date.available2018-11-22T11:37:50Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.identifier.citationSOUSA, Luciana Rugoni. O imaginário do revisor de textos nos ritos genéticos editoriais. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10693.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10693
dc.description.abstractFor many people, text proofreading is something purely exclusively technical, in virtue of their disregard for the complexity of the proofreading processes, such as suggestions made on another person’s text: which has a normative dimension, and thus ideological implications. In this context, we analyze discourses about reganding proofreading, materialized in texts collected from different forums. The goal is to understand the dynamics in which certain discourses are told (or untold), and how they are constructed by others in the traces where emerges a figure of the reviewer. Our corpus consists of a set of data: (i) discourses about the proofreading practices, putted into circulation in different spaces, such as foruns and specific courses for professional readers; (ii) texts relating to text revision practices in a Facebook community called Reviewers; and (iii) notes from editorial Co-enunciator engaged in a process of editing a distance learning textbook. The discussion is based on the theoretical concepts developed by Dominique Maingueneau (2008, 2010) in order to apprehend the Discursive machinery as enunciation scenes that implies a discursive ethos. It allows us to analyze the discursive place occupied by the editorial mediators, looking for the figure of text reviewer. Considering this issue, we also investigate, through the notion of editorial genetic rites proposed by Salgado (2011), the historical, opaque and heterogeneous conditions of the linguistic material with the text reviewer works. The theoretical and methodological guidelines are justified as far as the reflections leads us to a collective complexity, connecting different places and memories, revealing the central position of proofreading activity the publishing.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectRitos genéticos editoriaispor
dc.subjectRevisão de textospor
dc.subjectProdução editorialpor
dc.subjectMaterial didático de educação a distânciapor
dc.subjectEditorial genetic riteseng
dc.subjectProofreadingeng
dc.subjectEditorial productioneng
dc.subjectDistance learning materialseng
dc.titleO imaginário do revisor de textos nos ritos genéticos editoriaispor
dc.title.alternativeThe figure of the text reviewer in editorial genetic riteseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salgado, Luciana Salazar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206927424265495por
dc.description.resumoPara muitos, a revisão de textos é um trabalho exclusivamente técnico, pois não se associa a tal atividade a complexidade que envolve os processos de correção, calibragem e sugestões ao texto de um outro, que tem dimensão normativa, portanto implicações ideológicas. Nesse contexto, analisa-se discursos variados sobre revisão de textos, textualizados em materiais que foram coletados em diferentes fóruns, na busca por compreender a dinâmica na qual determinados discursos são ditos (ou não ditos), e como eles são constituídos por meio do outro nos vestígios dos quais emerge um imaginário de revisor. O corpus é constituído por um conjunto de dados: (i) discursos referentes às práticas de revisão de textos, postos em circulação em diferentes ambientes, como fóruns e cursos específicos para a formação do leitor profissional; (ii) textos referentes às práticas de revisão de textos em uma comunidade intitulada Revisores, na rede social Facebook; e (iii) notas de coenunciadores editoriais num processo de edição de um livro didático de educação a distância. A discussão toma como referência os caminhos teóricos desenvolvidos por Dominique Maingueneau para apreender a maquinaria discursiva como cenas de enunciação das quais emerge um ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008; 2010), uma vez que permite analisar o lugar discursivo ocupado pelos mediadores editoriais, procurando identificar o imaginário de revisor de textos. Levando em conta essa questão, investiga-se, por meio da noção de ritos genéticos editoriais que Salgado (2011) propõe como método, a revisão de textos considerando a condição histórica, opaca e heterogênea do material linguístico com que esse profissional trabalha. As orientações teórico-metodológicas se justificam na medida em que possibilitam reflexões que nos permitem mostrar coletivos complexos, estabelecendo relações entre diferentes lugares e memórias, reveladores da posição nevrálgica da atividade de revisão de textos no mercado editorial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4715941868086733por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record