dc.contributor.author | Donadio, Luis Felipe Pereira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T17:38:34Z | |
dc.date.available | 2019-02-07T17:38:34Z | |
dc.date.issued | 2015-12-03 | |
dc.identifier.citation | DONADIO, Luis Felipe Pereira dos Santos. Formação de professores de língua inglesa, reformulações curriculares e resoluções governamentais: um estudo meta analítico. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10921. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10921 | |
dc.description.abstract | The English Language teacher education has undergone profound changes in recent
years. A determining factor for these changes was the creation of the National Curricular
Guidelines (DCN) by the National Council of Education of the Ministry of Education in order
to underpin the development of the curricula of these courses. This research focuses on the
analysis of the consequences in the implementation of the DCN for degree courses in
language and literature, specifically English language teachers education courses in the
process of reformulating their curricula in order to have them aligned to the determinations in
the governmental document. For the verification of these consequences articles, dissertations
and theses from 2003 (one year after the publication of DCN) to 2014 were analyzed. The
chosen research methodology was the qualitative meta-analysis, which allows, with the use of
systematic review, to objectively select the works to be analyzed in order to find answers to
the research questions. Initially 163 works were selected and, after the systematic review, 12
of these remained for the final analysis. The analysis of these studies indicates that the
English language teachers education scenario presents many challenges in the relationship
between the proposals of the State and its practical application in the formulation and
administration of the curriculum of English language teacher education courses. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Formação de professores de Língua Inglesa | por |
dc.subject | Diretrizes curriculares nacionais | por |
dc.subject | Reformulações curriculares | por |
dc.subject | Meta-análise qualitativa | por |
dc.subject | English language teacher education | eng |
dc.subject | National Curricular Guidelines | eng |
dc.subject | Curricula reformulation | eng |
dc.subject | Qualitative meta-analysis | eng |
dc.title | Formação de professores de língua inglesa, reformulações curriculares e resoluções governamentais: um estudo meta analítico | por |
dc.title.alternative | English language teacher education, curricular reformulations and governmental resolutions: a meta analytic study | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Viana, Nelson | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6252579012192711 | por |
dc.description.resumo | A formação do professor de Língua Inglesa tem passado por transformações profundas
nos últimos anos. Um fator determinante para as mudanças ocorridas nos cursos de formação
desses professores foi a criação de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) pelo Conselho
Nacional de Educação do Ministério da Educação com o intuito de nortear a elaboração dos
currículos desses cursos. Este trabalho tem como foco a análise dos desdobramentos da
implementação das DCN para os cursos de licenciatura em Letras, mais especificamente de
formação de professores de Língua Inglesa, no processo de reformulação de seus currículos a
fim de alinharem-se às determinações constantes nesse documento. Para a verificação desses
desdobramentos foram analisados artigos, dissertações e teses de 2003 (um ano após a
publicação das DCN) a 2014. A metodologia de pesquisa escolhida foi a Meta-análise
qualitativa que permite, com a utilização de revisão sistemática, selecionar de forma objetiva
os trabalhos a serem analisados a fim de se encontrarem respostas às questões de pesquisa.
Foram selecionados inicialmente 163 trabalhos e houve, após a realização da revisão
sistemática, a manutenção de 12 destes para a análise final. A análise destes trabalhos indica
que o cenário de formação de professores de Língua Inglesa apresenta muitos desafios na
relação entre as propostas do Estado e sua aplicação prática na formulação e administração
dos currículos dos cursos de formação de professores de Língua Inglesa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1226583051013296 | por |