dc.contributor.author | Viegas, Flávia Hidalgo | |
dc.date.accessioned | 2019-02-08T12:38:52Z | |
dc.date.available | 2019-02-08T12:38:52Z | |
dc.date.issued | 2018-08-30 | |
dc.identifier.citation | VIEGAS, Flávia Hidalgo. Caracterização de possibilidades e contradições na implementação de um currículo crítico no ensino de ciências da natureza pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10925. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10925 | |
dc.description.abstract | This work is aresearch, which theme is the characterization of foundations and curricular practices proposals for the natural sciences curriculum implementation by the educacional state network of São Paulo, in order to analyze the limits and contradictions existing between the foundation of the curriculum and the practices adopted. Inconsistencies were observed between justification and orientation of the curriculum proposal, presented in the official curriculum of the State of São Paulo (CESP-2013) and the curriculum used, which limitates the performance in a non- critical curriculum that does not meet the reality of the student. A methodological qualitative research approach will be used. Data will be collected through: document analysis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Currículo Crítico | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Critical curriculum | eng |
dc.subject | Natural Sciences Teaching | eng |
dc.title | Caracterização de possibilidades e contradições na implementação de um currículo crítico no ensino de ciências da natureza pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Antonio Fernando Gouvea Da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707041Z4 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de pesquisa cujo tema é a caracterização de fundamentos e práticas curriculares propostas para a implementação do currículo de ensino de ciências naturais pela rede estadual de educação de São Paulo, com o objetivo de analisar os limites e contradições existentes entre a fundamentação do currículo e as práticas adotadas. Incoerências foram observadas entre a justificativa e orientação da proposta curricular, apresentados no currículo oficial do Estado de São Paulo (CESP-2013) e o currículo apresentado, que limita a atuação em um currículo não crítico, que não atende a realidade do aluno. Será utilizada uma abordagem qualitativa metodológica de análise documental. Os dados foram coletados através de: análise documental e analisados através das categorias práxis e problematização. Fundamentados em Paulo Freire. Os resultados demonstraram as incoerências previamente observadas, sugerindo reestruturação e valorização da autonomia dos sujeitos educacionais na escolha de conteúdos no processo de construção do conhecimento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8538353H5 | por |