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dc.contributor.authorOliveira, Thiago Alcebíades
dc.date.accessioned2019-03-18T21:55:54Z
dc.date.available2019-03-18T21:55:54Z
dc.date.issued2019-02-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thiago Alcebíades. A avaliação da oralidade em contexto de formação de professores de inglês com instrução baseada em conteúdo: critérios e instrumentos. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11095.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11095
dc.description.abstractThe implementation of content-based instruction (CBI), a pedagogical content/language integrating approach, has been recommended by specialists as an alternative for the development of students’ oral ability (OA) in English as foreign language (EFL) undergraduate courses for teaching credentials. However, references for the development of performance tests that could base formative assessment regarding language/content integration have not been verified in the literature. It is believed that this incipiency has led to the adaptation of proficiency tests concepts upon considerably experimental basis. The present ethnographic study aimed at describing instruments and criteria to OA assessment at an OA development subject at an EFL undergraduate course for teaching credentials at a public federal university in São Paulo state, Brazil. Data was gathered throughout 1 term with the deployment of observation, questionnaires and interviews to further investigate the assessment practices of the professor in charge of the subject as well as the test takers attitudes. One of the main goals was to be able to identify and describe the professor’s criteria to the subject’s assessment routine that could eventually suit similar contexts. The results showed that presentations, interviews and podcasts are efficient instruments for OA performance testing in CBI contexts. Such instruments, however, also demonstrated to be impractical when few examiners are recruited which, in the case of this study, led to the employment of communicative language use criteria, rather than the employment of assessment scales. In this particular context, the feedback unfolded as essential to a CBI formative assessment routine, but the test takers were not able to rationalize the results with which they were provided. Further investigation on the relation between test takers’ assessment beliefs and feedback quality would be fruitful.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectCBIpor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectTeste de desempenhopor
dc.subjectHabilidade oralpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCBIeng
dc.subjectFormative assessmenteng
dc.subjectPerformance testeng
dc.subjectOral abilityeng
dc.subjectTeachers educationeng
dc.titleA avaliação da oralidade em contexto de formação de professores de inglês com instrução baseada em conteúdo: critérios e instrumentospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293por
dc.description.resumoA implementação de instrução baseada em conteúdo (ou content-based instruction – CBI), abordagem que integra concomitantemente ensino de língua e conteúdo didático, foi sugerida por estudiosos como alternativa para o desenvolvimento, entre outros, da habilidade oral (HO) em cursos de formação de professores de língua estrangeira. No entanto, inexistem na literatura referências ao desenvolvimento de testes de desempenho que sirvam à avaliação de rendimento no âmbito da avaliação formativa da oralidade em relação a integração língua/conteúdo característica da CBI. Acredita-se que isso tem levado à adaptação de conceitos de testes de proficiência com forte embasamento experimental. Esse estudo de cunho etnográfico dedicou-se então a descrever critérios e instrumentos de avaliação de oralidade em uma disciplina de desenvolvimento de HO de um curso CBI de formação de professores de inglês de uma universidade pública do estado de São Paulo. Para tanto, por meio de observação, questionário e entrevistas, coletaram-se por um semestre letivo dados a partir da prática avaliativa da docente responsável pela disciplina (PD) e seus 15 avaliandos/alunos. Buscou-se com esses procedimentos principalmente identificar e descrever os critérios aplicados por PD que têm servido à rotina de avaliação da disciplina e que podem eventualmente servir a contextos análogos. Os resultados demonstraram que apresentações orais, entrevistas e podcasts são eficazes instrumentos de avaliação da oralidade para testes de desempenho/rendimento em contexto CBI. Observou-se também que tais instrumentos são de difícil aplicabilidade quando em número reduzido de avaliadores, levando à mobilização de critérios avaliativos que privilegiem o uso comunicativo da língua alvo em detrimento do emprego de escalas de avaliação. Nesse caso, o feedback revelou-se indispensável à rotina de avaliação formativa em CBI, mas os avaliandos não foram capazes de racionalizar os resultados. Uma linha de investigação poderia examinar a qualidade do feedback à luz da concepção de avaliação dos avaliandos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2931688244558621por


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