dc.contributor.author | Lourenço, Silmara Silveira | |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T14:30:38Z | |
dc.date.available | 2019-04-01T14:30:38Z | |
dc.date.issued | 2019-02-20 | |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Silmara Silveira. Sexualidade e gênero segundo educadoras de ciências e biologia: limites, resistências e possibilidades da educação sexual na escola. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11169. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11169 | |
dc.description.abstract | Sexual education in schools is usually based only on a biological and technicist bias, which
leads to universalizing and essentialising visions about sexuality and gender. For this research
were interviewed the educators of the disciplines of Sciences and Biology of public schools of
Sorocaba - SP, considering that these professionals are considered the holders of the discourse
authorized for curricular contents about the body. However, these are issues that also
encompass social, historical and cultural points of view. The research has a qualitative
character and from semi-structured interviews, using the concepts of discursive practices in
Bakhtinian conceptions, we seek to understand the different discourses of the subjects of the
research on sexuality and gender in the teaching of sciences and biology, understanding that
such discourses are not individual but collective; socially constructed. We seek to identify in
which theoretical-methodological perspectives educators guide their pedagogical practices
and which approaches they consider pertinent for the teaching of sex education in their
disciplines. We observe that there are several devices that act on sexual education, among
them, religious and moral values and beliefs about sexuality and gender are significant. The
values that the school management and students possess work as a coping to be addressed by
some education professionals. Also, the absence of training was pointed out in the interviews,
mainly in relation to sex education in addition to the medical-biological discourse, which
causes anguish those interviewees who feel the need for a more plural approach. Therefore, in
the midst of such difficulties, we perceive strategies and actions built by the educators for
dialogical approaches, project realizations and activities that consider the theme in a broad
and democratic way. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Educação Sexual | por |
dc.subject | Ciências e Biologia | por |
dc.subject | Práticas discursivas | por |
dc.subject | Sex Education | por |
dc.subject | Sexuality | por |
dc.subject | Gender | por |
dc.subject | Science and Biology education | por |
dc.title | Sexualidade e gênero segundo educadoras de ciências e biologia: limites, resistências e possibilidades da educação sexual na escola | por |
dc.title.alternative | Sexuality and gender according to educators of science and biology: limits, resistances and possibilities of sex education in school | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Viviane Melo de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4827331651090223 | por |
dc.description.resumo | A educação sexual nas escolas pauta-se, geralmente, em viés biologizante e tecnicista, o que
pode acarretar visões universalizantes e essencializadoras sobre sexualidade e gênero. Para
essa pesquisa foram entrevistadas educadoras das disciplinas de Ciências e Biologia de
escolas públicas de Sorocaba – SP, tendo em vista que, são essas profissionais consideradas
detentoras do discurso autorizado para conteúdos curriculares sobre o corpo. No entanto,
essas são questões que abarcam também pontos de vista social, histórico e cultural. A
pesquisa possui caráter qualitativo e a partir de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se dos
conceitos de práticas discursivas em concepções bakhtinianas, buscamos entender os
diferentes discursos das sujeitas de pesquisa sobre sexualidade e gênero no ensino de ciências
e biologia, entendendo que tais discursos não são individuais, mas coletivos; construídos
socialmente. Buscamos perceber em quais perspectivas teórico-metodológicas as educadoras
pautam suas práticas e quais abordagens consideram pertinentes para o ensino de educação
sexual em suas disciplinas. Observamos que há diversos dispositivos que atuam sobre a
educação sexual, entre estes, os valores e convicções de ordem religiosa e moral sobre
sexualidade e gênero são significativos. Os valores que a gestão escolar e alunas e alunos
possuem funcionam como enfrentamento a ser lidado por algumas profissionais da educação.
Ainda, a ausência de formação foi apontada nas entrevistas, principalmente em relação à
educação sexual para além do discurso médico-biológico, o que causa angústia para as
entrevistadas que sentem a necessidade de uma abordagem plural. Em visto disso, em
meio a tais dificuldades, percebemos estratégias e ações construídas pelas educadoras para
abordagens dialógicas, realizações de projetos e atividades que consideram a temática de
modo mais amplo e democrático. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.description.sponsorshipId | 1774373 | por |
dc.description.sponsorshipId | 1702662 | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4849546455610153 | por |