dc.contributor.author | Ferreira, Letícia | |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T19:24:37Z | |
dc.date.available | 2019-04-18T19:24:37Z | |
dc.date.issued | 2019-02-15 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Letícia. A aprendizagem da leitura: atuações educativas de êxito na educação de jovens e adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11275. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11275 | |
dc.description.abstract | The mastery of reading is a fundamental competence for the development others
academic and social education in the Information Society. National and international
evaluations, in their scope, explain before-mentioned competence, their abilities, and
contents. Youth and Adult Education, in this context, deserves special consideration,
since it supports people who have reached young and adult life without mastering this
fundamental instrument. Thus, the present study aims to verify the results of two
successful educational actions -Interactive Groups and Dialogic Literary Gatherings -
for the learning of reading of students of the second segment of the Youth and Adult
Education, taking as parameters the most anticipated descriptors in the international
tests (Program for the International Assessment of Adult Competencies - PIAAC and
the Program for International Student Assessment - PISA), and national ones (National
Exam for Certification of Skills of Young and Adults - Encceja -, and the evaluations of
the Basic Education Assessment System - Saeb). As a case study with the use of
communicative methodology, the research will resort to observation techniques,
interviews and recorded communicative discussion groups. The data validation will be
performed using communicative technique with communicative discussion group. With
this research, it is hoped to announce possibilities that support the learning of the
reading by Youth and Adult Education students. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | por |
dc.subject | Atuações Educativas de Êxito | por |
dc.subject | Young and Adult Education | eng |
dc.subject | Learning of reading | eng |
dc.subject | Successful Educational Actions | eng |
dc.title | A aprendizagem da leitura: atuações educativas de êxito na educação de jovens e adultos | por |
dc.title.alternative | The learning of reading: successful educational actions in the youth and adult education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mello, Roseli Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5233854244313683 | por |
dc.description.resumo | O domínio da leitura é uma das competências fundamentais para o desenvolvimento de
outras aprendizagens acadêmicas e sociais na Sociedade da Informação. Em seu escopo,
avaliações nacionais e internacionais explicitam tal competência, suas habilidades e
conteúdos. A EJA, nesse contexto, merece especial atenção, já que atende a pessoas que
chegaram à vida jovem e adulta sem o domínio deste instrumento básico. Assim, o
estudo objetivou verificar os resultados de duas Atuações Educativas de Êxito (AEE):
Grupos Interativos (GI) e Tertúlia Literária Dialógica (TLD), para a aprendizagem de
leitura de estudantes do segundo segmento da EJA, tomando-se como parâmetros os
descritores de maior expectativa nas provas internacionais (Programme for the
International Assessment of Adult Competencies -PIAAC- e o Programme for
Internacional Student Assessment - PISA), e nacionais (Exame Nacional para
Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja -, e as avaliações do
Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb). Sendo um estudo de caso, com o uso
da metodologia comunicativa, a pesquisa recorreu à filmagem de técnicas de
observação, entrevistas e grupos de discussão comunicativa. A validação de dados foi
feita por técnica comunicativa com grupo de discussão comunicativa. Com o estudo,
espera-se anunciar possibilidades que favoreçam a aprendizagem dos estudantes da EJA
no tocante à dimensão instrumental da leitura. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5423941424048266 | por |