dc.contributor.author | Melo Júnior, Arlindo Lins de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-16T17:27:03Z | |
dc.date.available | 2019-05-16T17:27:03Z | |
dc.date.issued | 2019-02-25 | |
dc.identifier.citation | MELO JÚNIOR, Arlindo Lins de. Trajetórias dos professores e educadores sociais da cidade de Iguape – SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11425. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11425 | |
dc.description.abstract | The title “Trajectories of teachers and social educators caiçaras in the city of Iguape – SP” brings a reflection on the tasks of school education and non - school education in the rural education, considering the community caiçara. This research had the objective of analyzing the trajectory of teachers and social educators caiçaras in the city of Iguape - São Paulo. Was used the dialectical-historical materialism method. The study involved 12 participants: seven caiçaras teachers (school education) and five social educators caiçaras (non-school education), indicated by the Youth Association of Juréia. The instrument used for data collection was the semi-structured interview, and the data analysis was carried out from the theoretical-methodological assumptions of historical-dialectical materialism, creating three thematic axes: (a) the trajectories of the city's caiçaras teachers Iguape- SP; (b) the trajectories of the social educators caiçaras of Iguape - SP; and (c) relations of coexistence between teachers and social educators caiçaras in favor of the community. The results show through the speeches the contributions that social educators bring about the valorization of the cultural activities of the community itself. It was identified that the dialogues between teachers and educators, although conflicting at times, refer to a respect for the work done by the other and values the potential of their students to the detriment of their limitations. | por |
dc.description.abstract | Field Education | por |
dc.description.abstract | Teacher Training | por |
dc.description.abstract | Trajectory of Teachers | por |
dc.description.abstract | Trajectory of Social Educators | por |
dc.description.abstract | Caiçaras | por |
dc.description.abstract | Historical-Critical Pedagogy | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação do Campo | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.subject | Trajetória de Professores | por |
dc.subject | Trajetória de Educadores Sociais | por |
dc.subject | Caiçaras | por |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | por |
dc.title | Trajetórias dos professores e educadores sociais da cidade de Iguape – SP | por |
dc.title.alternative | Trajectories of teachers and social educators caiçaras in the city of Iguape – SP | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caiado, Kátia Regina Moreno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782978D8 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Siems-Marcondes, Maria Edith Romano | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775311T9 | por |
dc.description.resumo | O título “Trajetória dos professores e educadores sociais caiçaras na cidade de Iguape - SP” remete a uma reflexão sobre as tarefas da educação escolar e não escolar na educação do campo considerando a demanda da comunidade caiçara. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a trajetória de professores e educadores sociais caiçaras no município de Iguape - São Paulo. O método é o materialismo histórico-dialético, envolvendo 12 participantes, sendo que sete destes eram professores caiçaras (educação escolar) e cinco eram educadores sociais caiçaras (educação não escolar) indicados pela Associação de Jovens da Juréia. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a análise de dados foi realizada à luz dos pressupostos teóricos-metodológicos do materialismo histórico–dialético e discorrida em três eixos temáticos: (a) as trajetórias dos professores caiçaras da cidade Iguape- SP; (b) as trajetórias dos educadores sociais caiçaras de Iguape – SP; e (c) relações de convivência entre professores e educadores sociais caiçaras a favor da comunidade. Os resultados demonstram, por meio do discurso, as contribuições dos professores e educadores sociais trazem a respeito da valorização das atividades culturais advindas da própria comunidade. É visto que esses diálogos entre professores e educadores, apesar de conflitantes em alguns momentos, remetem a um respeito pelo trabalho realizado um do outro, e com isso, valoriza as potencialidades dos seus alunos em detrimento de suas limitações. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES DS Nº 1/2018 | por |
dc.ufscar.embargo | 12 meses após a data da defesa | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253424E2 | por |