Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Keyla Priscilla Rosado
dc.date.accessioned2019-07-31T12:06:07Z
dc.date.available2019-07-31T12:06:07Z
dc.date.issued2019-05-28
dc.identifier.citationPEREIRA, Keyla Priscilla Rosado. Condição da mulher e educação feminina no Jornal O Operário (1909-1913): aproximações e distanciamentos entre positivismo e anarquismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11565.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11565
dc.description.abstractThis dissertation has as theme the issue of female education at the First Republic, in Sorocaba/SP, based on the publications present in the newspaper O Operário (1909-1913), especially those that were signed by women. The problem that oriented this investigation questioned the different biases presents in this publications made by them. For this purpose, the qualitative and documental-bibliographical types of research were used, and the facsimile version of the newspaper was consulted. O Operário was a bi-weekly newspaper aimed at the working class to give them "a voice". Open to diverse participation, it counted with publications of men and women, some of them dealing with the issues of education and being based on distinct ethical-political paradigms. In a Sorocaba that, on the one hand, had an elite excited by the modernization of the "Manchester Paulista" and, on the other hand, with an working class formed mostly by immigrants, subject to the most diverse adversities, O Operário covered voices that looked at education, both by the rational-scientific (positivist) bias and by the rational-libertarian (anarchist) bias. Therefore, the aim of the research was to analyze the approximations and distances between these two paradigms, based on the publications present in the newspaper that concern the issue of female education.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação femininapor
dc.subjectAnarquismopor
dc.subjectPositivismopor
dc.subjectO Operáriopor
dc.subjectFemale educationpor
dc.subjectAnarchismpor
dc.subjectPositivismpor
dc.subjectMovimento operáriopor
dc.subjectLabour movementpor
dc.titleCondição da mulher e educação feminina no Jornal O Operário (1909-1913): aproximações e distanciamentos entre positivismo e anarquismopor
dc.title.alternativeCondición de la mujer y educación femenina en el periódico O Operário (1909-1913): aproximaciones y distancias entre el positivismo y el anarquismo.por
dc.title.alternativeWomen's condition and female education in the newspaper O Operário (1909-1913): approximations and distances between positivism and anarchismpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Marcos Francisco
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4515924584428591por
dc.contributor.advisor-co1Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema a questão da educação feminina na Primeira República, em Sorocaba/SP, a partir das publicações presentes no jornal O Operário (1909-1913), em especial, aquelas assinadas por mulheres. O problema que orientou a investigação questionava sobre os diferentes vieses presentes nas publicações feitas por elas. Para tanto, empregou-se a pesquisa qualitativa e de tipo bibliográfica e documental, tendo sido consultada a versão fac-símile do periódico. O Operário era um jornal bissemanal, que se voltava para a classe operária para lhe “dar voz”. Aberto à participação diversa, contou com publicações de homens e mulheres embasadas em diferentes paradigmas ético-políticos que, por vezes, trataram da questão da educação. Em uma Sorocaba que, por um lado, contava com uma elite excitada com a modernização da “Manchester Paulista” e, por outro lado, com uma classe operária formada majoritariamente por imigrantes sujeitos às mais diversas adversidades, O Operário abarcou vozes que olhavam para a educação tanto pelo viés racional-científico (positivista) quanto pelo racional-libertário (anarquista). Objetivou a pesquisa, portanto, analisar as aproximações e distanciamentos entre esses dois paradigmas, a partir de publicações presentes no jornal que dizem respeito à questão da educação feminina.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6440936872813126por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples