Show simple item record

dc.contributor.authorGrando, Bruna Cristiane
dc.date.accessioned2019-08-14T18:24:37Z
dc.date.available2019-08-14T18:24:37Z
dc.date.issued2019-06-11
dc.identifier.citationGRANDO, Bruna Cristiane. Currículo de Arte: continuidades e mudanças para propostas contemporâneas, a partir de uma análise curricular da Educação Artística do período da ditadura civil-militar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11731.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11731
dc.description.abstractThe research analyzed the curriculum of Artistic Education, starting from the promulgation of Law no. 5.692/71, as well as comparing it to the 2011’s high school languages, codes and their technologies curriculum of the state of São Paulo, in which the discipline of Art take part of. Freirean conceptions of education and aesthetics were taken as theoretical-methodological reference, as well as the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa. The research was conducted from a qualitative research approach, through documents' analysis. The curricula were analyzed by the critical-liberating pedagogical tendency, taking into account the role of education as a means of individuals' emancipation. The study is justified in order to understand the importance of the implantation of Artistic Education in the school curriculum by Law no. 5.692/71and how this introduction could have influenced the curriculum of Art still in the present time, considering that this research understands this area of knowledge as one of the most potent ways to develop creative capacity. The categories of analysis used for curriculum research were epistemological curiosity, sensibility, self-expression, which are imbricated in the main category of creativity. The conclusion is that both curricula have many similarities in the way that they were build, have a technical feature and constitute themselves from the conservative pedagogical tendency, despite differences in methodologies.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAbordagem Triangularpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectCurrículo do Estado de São Paulopor
dc.subjectLei nº 5.692/71por
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectArtpor
dc.subjectLaw no. 5.692/71por
dc.subjectSão Paulo State Curriculumpor
dc.subjectTriangular Approachpor
dc.titleCurrículo de Arte: continuidades e mudanças para propostas contemporâneas, a partir de uma análise curricular da Educação Artística do período da ditadura civil-militarpor
dc.title.alternativeArt Curriculum: continuities and changes for contemporary proposals, from a curricular analysis of Artistic Education of the period of the civil-military dictatorshippor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoA pesquisa analisou o currículo de Educação Artística, a partir da promulgação da Lei nº 5.692/71, assim como o comparou ao Currículo do Estado de São Paulo, de 2011, de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, do Ensino Médio, na qual a Arte está prevista. Tomou-se como referencial teórico-metodológico concepções freireanas de educação e estética, bem como a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A investigação foi conduzida a partir de um enfoque da pesquisa qualitativa, por meio da análise documental. Os currículos foram analisados à luz da tendência pedagógica crítico-libertadora, levando-se em consideração o papel da educação como meio de emancipar os sujeitos. O estudo se justifica a fim de compreender a importância da implantação da Educação Artística no currículo escolar pela Lei nº 5.692/71 e de que forma essa introdução pode influenciar o currículo de Arte ainda na atualidade, tendo em vista que essa pesquisa entende essa área do conhecimento como uma das mais potentes formas para desenvolver a capacidade criativa. As categorias de análise utilizadas para a investigação dos currículos foram a curiosidade epistemológica, sensibilidade, auto expressão, que estão imbricadas na categoria principal da criatividade. Concluiu-se que ambos os currículos têm muitas proximidades na forma em que são construídos, têm caráter tecnicista e se constituem a partir da tendência pedagógica conservadora, apesar de apresentarem diferenças em suas metodologias.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2240872690573368por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record