Mostrar el registro sencillo del ítem
Música, ruído, interferência e diluição: as trilha musicais de Livio Tragtenberg em Latitude Zero (2000), Contra Todos (2004) e Filmefobia (2008)
dc.contributor.author | Mendoza, Pablo Francisco Menten | |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:42:29Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T18:42:29Z | |
dc.date.issued | 2019-08-30 | |
dc.identifier.citation | MENDOZA, Pablo Francisco Menten. Música, ruído, interferência e diluição: as trilha musicais de Livio Tragtenberg em Latitude Zero (2000), Contra Todos (2004) e Filmefobia (2008). 2019. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12055. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12055 | |
dc.description.abstract | This research aims to broach Livio Tragtenberg's musical creation for contemporary Brazilian cinema. Throughout his career, the composer has teamed up with directors with challenging proposals such as Julio Bressane and Tata Amaral. In his compositions we perceive intriguing musical / sound paths so that these sounds do not go unnoticed in the middle of the film, and they also establish significant relationships with the work in which the music is inserted. The dissertation proposes investigate how Livio Tragtenberg articulates different ideas and sounds in certain filmic contexts. For that, study's object comprises three movies: Latitude Zero, by Toni Venturi (2000); Contra Todos (2003), by Roberto Moreira, and Filmefobia (2009), by Kiko Goifman. These works were chosen because they contain different language proposals that directly implied the approach used by the composer, which does not mean his works do not have a "signature", on the contrary. Although the composer “adapts” to each film, it is possible to find relevant singularities both in the sonorities and in the relation that music establishes with the other elements of the narrative. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tragtenberg | por |
dc.subject | Trilha Musical | por |
dc.subject | Latitude Zero | por |
dc.subject | Filmefobia | por |
dc.subject | Contra Todos | por |
dc.subject | Muisc track | eng |
dc.title | Música, ruído, interferência e diluição: as trilha musicais de Livio Tragtenberg em Latitude Zero (2000), Contra Todos (2004) e Filmefobia (2008) | por |
dc.title.alternative | Music, noise, interference and dilution: Livio Tragtenberg's music tracks on Latitude Zero (2000), Contra Todos (2004) and Filmefobia (2008) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Suzana Reck | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo abordar a criação musical de Lívio Tragtenberg para o cinema brasileiro contemporâneo. Ao longo de sua carreira, o compositor estabeleceu parcerias com diretores com propostas desafiadoras, como Julio Bressane e Tata Amaral . Em suas composições percebemos instigantes caminhos musicais/sonoros de maneira que essas sonoridades geralmente não passam despercebidas em meio ao filme, e também estabelecem significativas relações com a obra em que a música se insere. A dissertação propõe investigar como Lívio Tragtenberg articula diferentes ideias e sonoridades em determinados contextos fílmicos. Para tanto, o objeto de estudo compreende três filmes: Latitude Zero (2000) de Toni Venturi; Contra Todos (2003) de Roberto Moreira, e Filmefobia (2009) de Kiko Goifman . As referidas obras foram escolhidas porque contemplam diferentes propostas de linguagem que implicaram diretamente na abordagem utilizada pelo compositor, o que não significa que suas obras não tenham de certa forma uma “assinatura”, pelo contrário. Embora o compositor “se adapte” a cada filme, é possível encontrar relevantes singularidades tanto nas sonoridades quanto na relação que música estabelece com os demais elementos da narrativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6445707008209961 | por |