Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, Reginaldo Marcos
dc.date.accessioned2019-12-02T11:31:50Z
dc.date.available2019-12-02T11:31:50Z
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.citationMARTINS, Reginaldo Marcos. Aspectos de caráter crítico-social no curso técnico em administração integrado ao ensino médio: um estudo de caso a partir dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12090.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12090
dc.description.abstractThe technical-vocational education is historically analyzed as promoter of an education that envisages essentially to lead the subjects to the development of professional competences to meet the demands of the labor market, being politically used for the maintenance of the capitalist economic order. This qualitative research (BODGAN and BIKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2003; CRESWELL, 2010) sought, through a case study (YIN, 2001; GIL, 2002), to analyze the critical aspects and social concerns present. in the course conclusion works (TCC) of students graduating from the Technical Course in Integrated Administration to High School of ETEC de Piedade (SP). The possible influences of the educative practices of teachers of this course, which present critical biases (SAVIANI, 2012; FRIGOTTO, CIAVATA and RAMOS, 2012), on the formation of these students are analyzed. The research data inherent to the course teachers were obtained through interviews, through a script of semi-structured questions (POUPART, 2014). Regarding the students, the research data were obtained through thorough reading of their CBT and conversations conducted through discussion groups (WELLER, 2013). The data obtained indicate that the thematic choices and the development of the students' TCC present significant influences of the subjects of human, political and social formation offered within the Technical Management course, as well as the organizational culture of ETEC de Piedade. These aspects were analyzed according to the assumptions of the Historical-Critical Pedagogy (SAVIANI, 2012; FRIGOTTO, 2012), considering the contradictions between the professional training assumptions of the Administrator and the training offered to students within the scope of ETEC de Piedade. In the Technical Course of Administration of this institution, educational situations are perceived that characterize resistances to the capitalist logic (HILL, 2003) and possibilities of offering a human and citizen formation, which overcomes the essentially technical bias inherent in the technical-vocational courses.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducation and Capitalismpor
dc.subjectTechnical Course of Administrationpor
dc.subjectCompletion of Course Workpor
dc.subjectEducação e Capitalismo, Curso Técnico em Administração, Trabalho de Conclusão de Cursopor
dc.titleAspectos de caráter crítico-social no curso técnico em administração integrado ao ensino médio: um estudo de caso a partir dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantespor
dc.title.alternativeCritical-social aspects in the technical course in business administration integrated with high school: a case study from the students completion of the coursepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Hylio Laganá
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096por
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Fabrício do
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496410597486943por
dc.description.resumoO ensino técnico-profissionalizante é historicamente analisado como promotor de uma educação que vislumbra essencialmente levar os sujeitos ao desenvolvimento de competências profissionais para atender as demandas do mercado de trabalho, sendo politicamente utilizado para a manutenção da ordem econômica capitalista. Esta pesquisa, de cunho qualitativo (BODGAN e BIKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2003; CRESWELL, 2010), buscou, por meio de um estudo de caso (YIN, 2001; GIL, 2002), analisar os aspectos críticos e as preocupações sociais presentes nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) de estudantes egressos do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio da ETEC de Piedade (SP). São analisadas as possíveis influências das práticas educativas de professores desse curso, as quais apresentam vieses críticos (SAVIANI, 2012; FRIGOTTO, CIAVATA e RAMOS, 2012), sobre a formação desses estudantes. A obtenção dos dados de pesquisa inerentes aos docentes do curso foi realizada por meio de entrevistas, mediante um roteiro de questões semiestruturadas (POUPART, 2014). Em relação aos estudantes, os dados de pesquisa foram obtidos através da leitura minuciosa de seus TCC e de conversas realizadas por meio de grupos de discussão (WELLER, 2013). Os dados obtidos permitem indicar que as escolhas temáticas e o desenvolvimento dos TCC dos estudantes apresentam significativas influências das disciplinas de formação humana, política e social oferecidas no âmbito do curso Técnico em Administração, assim como da cultura organizacional da ETEC de Piedade. Tais aspectos foram analisados segundo os pressupostos da Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI, 2012; FRIGOTTO, 2012), haja vista as contradições existentes entre os pressupostos de formação profissional do Administrador e a formação oferecida aos estudantes no âmbito da ETEC de Piedade. No curso Técnico de Administração desta instituição são percebidas situações educativas que caracterizam resistências à lógica capitalista (HILL, 2003) e possibilidades de oferecimento de uma formação humana e cidadã, a qual supera o viés essencialmente tecnicista, inerente aos cursos técnico-profissionalizantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3340799382482974por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil