Mostrar el registro sencillo del ítem
O uso dos jogos e da história da ciência no ensino de física
dc.contributor.author | Vicente, Vagner Mario | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T18:07:39Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T18:07:39Z | |
dc.date.issued | 2019-09-20 | |
dc.identifier.citation | VICENTE, Vagner Mario. O uso dos jogos e da história da ciência no ensino de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12132. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12132 | |
dc.description.abstract | There are several methodologies that facilitate the teaching of physics. In this work, we studied the use of the Game and the History of Science as tools for teachers. The product presented here and its application were developed from Vigotski's theory of learning. The final material consists in a card game called The Physical World. The game, which can be played by up to five gamers, was originally created for use by students in the third year of high school. In this game, the student goes through all phases of physics, enabling a learning of new concepts and a review of old concepts. The educational product was applied to seven different high school classes of a public school in Carapicuíba - SP. We obtained good results in the application classes, with increasing interest in Physics and History of Science. The results are also demonstrated through evaluations that suggest a evolution in the learning performance during the process. Thus, this product is an instrument that can be used by the teacher in the classroom, seeking to promote and stimulate students' learning in a more pleasurable way. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da Ciência | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Teoria da aprendizagem de Vigotski | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | History of science | eng |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Vigotski's theory of learning | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.title | O uso dos jogos e da história da ciência no ensino de física | por |
dc.title.alternative | The use of science games and history in physics teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adriana de Oliveira Delgado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707979913713089 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Filho, Edemar Benedetti | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5963704923612696 | por |
dc.description.resumo | Existem muitas metodologias que facilitam o ensino de Física em sala de aula. Neste trabalho, propomos o uso do Jogo e da História da Ciência como ferramentas para o professor. O produto aqui apresentado e sua aplicação foram desenvolvidos a partir da teoria da aprendizagem de Vigotski. O material consiste em um jogo chamado O Mundo Físico. O jogo, que pode ser jogado por até cinco pessoas, foi criado principalmente para ser usado com alunos do terceiro ano do ensino médio. No jogo O Mundo Físico o aluno passa por todas as fases da Física, possibilitando a aprendizagem de novos conceitos e a revisão de conceitos antigos. O produto educacional foi aplicado a sete turmas do ensino Médio de uma escola pública de Carapicuíba – SP. Obtivemos bons resultados nas turmas de aplicação, referente ao aumento no interesse em Física e História da Ciência, com aumento no número de perguntas. Os resultados também são demonstrados através de avaliações que sugerem uma evolução no desempenho da turma durante o processo. Sendo assim, este produto consiste em um instrumento que pode ser utilizado pelo professor em sala de aula, buscando favorecer e estimular o aprendizado dos alunos de uma forma mais prazerosa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | 5681065 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4545251807998014 | por |